Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P234 - Três Marias


Assinatura

Procedência

Coleção Louise Visconti
Coleção Yvonne e Henrique Cavalleiro

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Pela reprodução da biografia de Barata, à p. 199, pode-se distinguir três finas auréolas, sobre as cabeças das três jovens. Dentre estas, somente uma olha em direção ao observador: a do canto inferior direito, que é também a única que esboça um leve sorriso e recebeu a menor das auréolas. Herman Lima, em sua crônica publicada no Diário de Notícias, de 1º de janeiro de 1950, diz que essa tela “pretendia ser uma pintura religiosa. O grande pesquisador encerraria com essa obra sua gloriosa trajetória terrena, mas o que se deu ao mesmo tempo foi a mais impressionante volta ao passado.” Lygia Martins Costa comenta em sua “Apreciação da Obra”: “Em ‘Três Marias’, três cabeças, aplicou ao retrato uma técnica um tanto semelhante, mas de colorido tão sóbrio como o do ‘Retrato do Sr. Peregrino da Silva’ [P219]. Não se limitou às ‘terras’, incluindo também as lacas. Sob o fundo divisionista, também sóbrio, essas tonalidades sérias adquiriram grande luminosidade dourada junto à tez morena das cabeças largamente manchadas.” Reproduzida no jornal Gazeta de Noticias, 27 nov 1949, p. 11. Na biografia de Barata, a reprodução é acompanhada do texto: “Último trabalho executado por Eliseu Visconti, terminado poucos dias antes do acidente de que foi vítima o artista em seu atelier e em conseqüência do qual veio a falecer…”


Obras Relacionadas