Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P145 - A visita


Assinatura

Inscrições

Abaixo da assinatura, o local e o ano: "Rio, 1927".

Procedência

Coleção Louise Visconti
Coleção Afonso d’Angelo Visconti
1972 (abril) – Leiloada pela Collectio no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.
2019 – Dan Galeria, São Paulo/SP.

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Mais uma cena de gênero, ao ar livre, ambientada no jardim da casa do pintor, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, tendo por modelos, muito provavelmente, sua esposa e filha. A pintura aparece na fotografia de Visconti por volta de 1930, em seu atelier da Mem de Sá, diante de um cavalete.
No catálogo da exposição retrospectiva de Visconti de 1949, realizada no MNBA, a pintura está registrada como “Visita”. Já no catálogo da sala especial da II Bienal de São Paulo, a pintura foi erroneamente registrada como “Despedida”. O erro teve origem na reprodução publicada no livro de Frederico Barata, onde a obra é acompanhada da seguinte legenda: “Despedida, Rio, 1922. Figurou na XXX Exposição Geral de Belas Artes, em 1923.” Claramente o autor confundiu essa pintura com a [P407] que foi exposta em 1923 com o título “Despedida”, o que gerou a troca de legenda no seu livro, erro que foi repetido no catálogo da II Bienal.
A partir da exposição de 1967, no MNBA, comemorativa do centenário do artista, esta obra passa a ser registrada corretamente como “A Visita”.


Obras Relacionadas