Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P035 - Autorretrato c.1890


Assinatura

Procedência

Coleção Marianna (Marianella) e Rafael Cariello
Coleção Felicia e Giuseppe Cariello
Coleção Lea e Oscar Cariello

Localização Atual Publicações Comentários

Pela aparência muito jovem do pintor é provavelmente o seu autorretrato a óleo mais antigo encontrado até hoje. Sua barba, ainda em formação, se assemelha àquela representada num desenho de 1889 [D001]. O chapéu, que parece ser de palha, a roupa toda clara e o fundo apenas esboçado, representando folhagens e pedras, remetem ao período do Atelier livre, ou do início da Escola Nacional de Belas Artes, quando Visconti fez diversas paisagens ao ar livre. A pintura faria um interessante pendant com aquele que talvez seja o último autorretrato de Visconti, também ao ar livre, de 1943 [P026]. Foi reproduzida em cores na revista Comunità Italiana, de agosto de 2009, p. 46.
Este autorretrato encontra-se em Salerno, Itália, com os descendentes de Marianella, irmã que acompanhou Eliseu, ainda criança, quando veio da Itália para morar no Brasil. Marianella casou no Brasil com Rafael Cariello, com quem teve cinco filhos. Depois de enviuvar, ela voltou definitivamente para a Itália com três filhos.
Outro autorretrato que se encontra na Itália, o [P001], pertence aos descendentes de Maria Tesauro, também filha de Marianella.


Obras Relacionadas