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1942 – Museu Evocativo do Theatro – Doação do artista
1949 – Museu dos Teatros
2013 – Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Este desenho, em mau estado de conservação, parece ser uma segunda aproximação executada por Visconti com o objetivo de definir a posição das Três Graças e das musas no grande painel central do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro [P708]. Esta segunda aproximação (a primeira aproximação está no desenho [D765]), apresenta duas das três Graças alinhadas na mesma direção da maior dimensão do painel, como normalmente são apresentadas as Três Graças. No entanto, Visconti inova, alterando essa representação no painel definitivo, abandonando a ideia das Graças enfileiradas. Este desenho apresenta também a musa Urânia posicionada acima de Tersipcore, o que foi modificado no painel definitivo, onde Urânia foi deslocada para o grupo de musas colocado na extremidade direita do painel. Este desenho com certeza foi substituído pelos desenhos [D752] e [D748], que passaram a ser os cartões de transferência definitivos.
Com o sentimento de preservar para o olhar das futuras gerações o detalhado processo criativo de suas decorações, Eliseu Visconti doou para o governo do então Distrito Federal, em 1942, este e os principais estudos originais realizados para a confecção dos painéis do Theatro Municipal. Para abrigar as obras doadas, foi criado pelo prefeito o Museu Evocativo do Theatro, que mais tarde, em 1949, daria origem ao Museu dos Teatros. Em 17 de outubro de 2013 foi oficializada a transferência do acervo do Museu dos Teatros para a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro que, através de seu Centro de Documentação, passou a abrigar todos os estudos doados por Visconti.