Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D759 - Instrução (Solidariedade Humana) – Estudo para o painel da Biblioteca Nacional


Assinatura

Procedência

Coleção Leonardo Visconti Cavalleiro

Localização Atual Comentários

Um estudo preparatório para o painel da Biblioteca Nacional intitulado Instrução (Solidariedade Humana) [P730] no qual  Visconti traçou duas mediatrizes como linhas mestras. Já apresenta a maioria dos elementos simbólicos encontrados na composição final do painel, mas com diferenças significativas. Primeiramente, o abismo que separa as duas figuras do primeiro plano, em duas porções de terra distintas, é muito marcado no estudo, e não pode ser visto no painel. Assim também, as mãos direitas dessas duas figuras estão mais separadas no estudo e atrás delas vê-se a silhueta de um querubim; este desapareceu na composição final e as mãos estão muito próximas, prestes a se tocarem. No lado esquerdo do estudo estão presente os símbolos das Artes: uma palheta, uma pequena escultura, um templo encimado por frontão e uma cítara. Esta aparece também na composição final e ali o elemento arquitetônico é uma coluna com capitel espiralado. Porém, os outros dois símbolos não podem ser vistos no painel, embora haja alguns elementos que não foram identificados. Mas a Literatura e a Filosofia estão representadas, ainda do lado esquerdo, por alguns antigos escritores laureados.

A espada da Justiça está menos visível no estudo, num dos pratos de sua balança está um cordeiro e no outro o que parece ser um peso; já no painel, o prato que pende mais pesado porta um livro, em contraponto com joias no outro, deixando claro o valor maior dado à instrução do que às riquezas. A História, a Geografia e os “descobrimentos” estão contemplados no painel, simbolizados por uma embarcação a vela e remos, que não aparece no estudo; e a Ciência está representada, do lado direito, por um frasco de laboratório, também só presente na composição final. Outra diferença significativa é o fundo ao alto, que no estudo parece representar paredões de rocha ao centro, e na composição final luzes coloridas que irradiam da figura central. Os elementos deste estudo que se mantiveram constantes na composição final são: a figura feminina central ao fundo, de braços abertos, a outra figura feminina mais abaixo, um pouco à direita da composição, que nas duas obras carrega em uma mão uma coroa de louros e na outra um ramo, e ainda a esfera luminosa na mão esquerda da figura feminina no primeiro plano.

A ideia de Visconti para este painel parece ter evoluído da representação do abismo da Ignorância sendo superado pela união entre as Artes e a Instrução, para a expressão dos Saberes humanos irradiando a luz do Conhecimento. E a passagem entre essas duas ideias está bem representada pelo estudo de cores em pastel [P701], no qual ainda se pode ver o abismo em primeiro plano, mas o fundo já foi modificado para a irradiação luminosa.


Obras Relacionadas

Fale Conosco