Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D735 - Figura feminina – Estudo para as arcadas da sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Assinatura

Localização Atual Publicações Comentários

Este desenho é um estudo para um dos painéis que Visconti executou em Paris para as arcadas da sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no mesmo período em que executou as decorações para o foyer, entre 1913 e 1915.
Julgava-se, até 2019, que este desenho seria um estudo para um dos painéis do foyer do Theatro. Como não se encontrava uma figura como essa em nenhum dos painéis acabados do foyer, supunha-se que Visconti teria optado por não utilizar o estudo na pintura final. No entanto, novas pesquisas permitiram concluir que Visconti, na mesma ocasião em que realizou as pinturas do foyer, executou também painéis para as arcadas da sala de espetáculos do Theatro.  Essas pesquisas, realizadas em 2019 em jornais da época, mostram claramente que Visconti executou esses painéis entre 1913 e 1915, contrariando a história recente de que todas as pinturas da sala de espetáculos teriam sido executadas entre 1905 e 1907, junto com o pano de boca. Na grande reforma de 1934, as arcadas foram suprimidas para aumentar a capacidade da sala de espetáculos e os painéis de Visconti teriam sido destruídos.
Um desses painéis é a obra [P735], cuja imagem foi obtida de uma fotografia de Visconti em seu ateliê, na qual aparecem os painéis do foyer e também alguns painéis executados para as arcadas da sala de espetáculos. O exame atento da obra [P735] mostra que a figura feminina deste desenho está representada no lado esquerdo do painel executado.
A única imagem disponível desse estudo está reproduzida no livro “Eliseu Visconti e Seu Tempo”, de Frederico Barata.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados