Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D008 - Autorretrato 1889


Assinatura

Inscrições

No canto superior esquerdo a data "28 de janeiro de 1889".
No canto superior direito a localidade "S. José d'Além Parahiba".

Procedência

2022 – Loja antiquário Passado Vivo, Rio de Janeiro, RJ.

Localização Atual Comentários

Este pequeno autorretrato Visconti desenhou em Além Paraíba, no início de 1889, com certeza em uma de suas visitas à localidade onde passara a infância. Visconti fora trazido da Itália na década de 1870 pela Baronesa de Guararema, juntamente com sua irmã Marianella, para a Fazenda São Luiz, em São José de Além Paraíba, de propriedade de Luiz de Souza Breves, o barão de Guararema. Se a intenção do barão e da baronesa ao trazer Visconti e sua irmã era ter ajuda na lavoura de café, a afeição da baronesa pelas crianças frustraria esses planos e logo os afastaria da fazenda, em busca de uma formação que nada tinha a ver com o trabalho rural. Assim, em 1882 Visconti passa a frequentar o Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro, instituição voltada para atender estudantes de classes menos favorecidas. E em 1885 já cursa a Academia Imperial de Belas Artes.
Este autorretrato, datado do mês de janeiro de 1889,  é provavelmente mais antigo que o desenho [D001], concluindo-se que no [D001], também datado de 1889, Visconti tenha aparado a barba.
Dentre os 46 autorretratos até aqui conhecidos de Visconti, fica a dúvida se este desenho é o mais antigo, pois o autorretrato a óleo [P035], que apresenta o artista muito moço, não é datado.
Esta obra [D008] foi aprovada na 44ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 04 de abril de 2022.


Obras Relacionadas

Fale Conosco