Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A850 - Los Cigarrillos Paris – Estudo preliminar para cartaz de propaganda de cigarros


Assinatura

Procedência

Coleção Yvonne e Henrique Cavalleiro
Coleção Eliseu Visconti Cavalleiro

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Em 1901 Visconti participa do famoso concurso de cartazes para os “Cigarrillos Paris”, promovido pelo industrial Manuel Malagrida, em Buenos Aires, no qual, atraídos pela gorda soma de dinheiro em prêmios, inscreveram-se 550 artistas argentinos e estrangeiros. Sagraram-se vencedores do concurso Aleardo Villa e Leopoldo Metticowitz, ambos de Milão, sendo o terceiro prêmio atribuído ao catalão Ramón Casas. Apesar de não premiado, o cartaz desenhado pelo mestre do art-nouveau Alphonse Mucha para esse concurso tornou-se o mais conhecido.
No cartaz concebido por Visconti, os traços e as figuras são muito delicados. Os dois perfis femininos, curvados e entrelaçados com asas de ricas penas, continuam e se fecham na parte superior com duas asas de pavão estilizadas. A mulher da direita abraça a propaganda da qual nasce a planta de tabaco que serve de eixo à composição. A mulher da esquerda levanta com sua mão esquerda uma caixa de fósforos, criando um ritmo de zigue-zague ascendente que nos conduz ao friso superior. Aqui, com grande senso de movimento do espectador, Visconti desenha cabeças, com as cigarrilhas em diferentes posições, como visões, de diversos ângulos. (Irma Arestizabal – Catálogo Eliseu Visconti e a Arte Decorativa – 1983).
Este desenho preliminar é o que está apresentado no catálogo da exposição “Eliseu Visconti e a Arte Decorativa”, realizada em 1983 na PUC e organizada por Irma Arestizabal.


Obras Relacionadas