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A835 - Los Cigarrillos Paris – Cartaz de propaganda de cigarros


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Em 1901 Visconti participa do famoso concurso de cartazes para os “Cigarrillos Paris”, promovido pelo industrial Manuel Malagrida, em Buenos Aires, no qual, atraídos pela gorda soma de dinheiro em prêmios, inscreveram-se 550 artistas argentinos e estrangeiros. Sagraram-se vencedores do concurso Aleardo Villa e Leopoldo Metticowitz, ambos de Milão, sendo o terceiro prêmio atribuído ao catalão Ramón Casas. Apesar de não premiado, o cartaz desenhado pelo mestre do art-nouveau Alphonse Mucha para esse concurso tornou-se o mais conhecido.
A participação de Visconti no concurso era deduzida pela confecção do estudo [A850] e pela gravura em preto e branco da obra definitiva, obtida em uma revista, imagem aqui reproduzida. No entanto, o nome de Visconti não aparece na relação dos 550 inscritos, pois, assim como muitos outros, Visconti adotou um lema (ou pseudônimo) para se identificar. A comprovação de sua participação veio com a descoberta, em 2018, de uma foto publicada no almanaque-revista de 1902 exclusivo sobre o concurso. Nesta foto aparece, na primeira fila de baixo e na segunda posição da direita para a esquerda, o cartaz de autoria de Visconti. 
Outros dois brasileiros, Helios Seelinger e Belmiro de Almeida, participaram do concurso para o cartaz dos Cigarrillos Paris. O cartaz de Belmiro de Almeida, que concorreu com o pseudônimo “Briomel”, foi o único brasileiro premiado, colocado na 19ª posição com um prêmio de 200 francos. Está exposto no Museus d’Olot (Museu de la Garrotxa), na Catalunha.

No cartaz concebido por Visconti, os traços e as figuras são muito delicados. Os dois perfis femininos, curvados e entrelaçados com asas de ricas penas, continuam e se fecham na parte superior com duas asas de pavão estilizadas. A mulher da direita abraça a propaganda da qual nasce a planta de tabaco que serve de eixo à composição. A mulher da esquerda levanta com sua mão esquerda uma caixa de fósforos, criando um ritmo de zigue-zague ascendente que nos conduz ao friso superior. Aqui, com grande senso de movimento do espectador, Visconti desenha cabeças, com as cigarrilhas em diferentes posições, como visões, de diversos ângulos. (Irma Arestizabal – Catálogo Eliseu Visconti e a Arte Decorativa – 1983).


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