Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A844 - Capa do primeiro número da Revue du Brésil editada em Paris – Novembro de 1896 – Matriz original de localização desconhecida


Assinatura

Inscrições

Na margem superior esquerda: "PREMIÈRE ANNEE - Nº 1"
Na margem superior direita: "Prix du Numéro 1 franc."

Procedência

A imagem aqui representada é uma reprodução da capa de um exemplar do primeiro número da Revue du Brésil publicado em novembro de 1896 em Paris, exemplar este localizado na Biblioteca Nacional da França. A reprodução desta capa encontra-se no acervo do Projeto Eliseu Visconti.

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Em 1896, ainda como aluno de Eugène Grasset, na École Guérin, em Paris, Visconti produz esta ilustração para a capa do primeiro número da Revue du Brésil que, segundo Hugo Auler, representou a primeira manifestação concreta de propaganda do nosso país no exterior. A capa da Revue du Brésil revela e perpetua a contribuição de Visconti à arte da ilustração, através da qual introduziu o art nouveau nas artes gráficas do Brasil.
A Revue du Brésil, revista bimensal fundada após a proclamação da República por eminentes homens públicos brasileiros, era editada na França, em diversas línguas, e distribuída em todos os países da Europa. Tinha sua redação no prédio 56 da Rue Saint Georges, em Paris. A sua finalidade era a de revelar o nosso desenvolvimento financeiro, econômico, artístico e literário após a queda do Império e, portanto, fazer propaganda do Brasil no exterior. A integralidade deste primeiro número da Revue du Brésil pode ser vista neste endereço.


Obras Relacionadas