Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A836 - O Beijo da Glória a Santos Dumont – Cartaz – Litografia monocromática com ouro


Assinatura

Inscrições

A litografia pertencente ao acervo do Palácio São Luis apresenta, junto à assinatura, no canto inferior direito, uma inscrição com dedicatória de Visconti ao teatrólogo Arthur Azevedo, com o texto: "Ao ilustre escritor e amigo Arthur Azevedo, oferece o autor. Rio, 14-12-901"
A Fundação Biblioteca Nacional possui em seu acervo três exemplares da litografia. Um dos exemplares apresenta, no canto inferior direito, dedicatória de Visconti manuscrita a tinta com o texto: "À Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro offce o autor. Rio 14-12-901". Outro exemplar da Biblioteca Nacional apresenta, no canto inferior direito, o texto de Visconti: "Ao amigo João do Rego. Offce o autor. Rio-14-12-901" (a partir daqui, diferentes caligrafia e tinta) que offerece á Bibl. Nacional 26-4°-938".

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Esta é a única litografia de autoria de Eliseu Visconti que se tem conhecimento. Não se sabe o número de reproduções executadas. Tem como figura temática o dirigível nº 5 com o qual Alberto Santos Dumont conquistou o prêmio de 100 mil francos, oferecido por Henri Deutsch de la Meurthe ao primeiro aeronauta que decolasse do Parque Saint Cloud, contornasse a Torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em no máximo 30 minutos. Santos Dumont realizou a façanha em 19 de Outubro de 1901 e Visconti, neste cartaz, homenageou o inventor brasileiro por este feito. Contrastando com a forma densa do ramo de carvalho dourado, que sobressai da litografia, apresentam-se as figuras etéreas de Santos Dumont e da Glória, esta com a boca curvada no sorriso que acompanha o movimento ascendente dos cabelos ao vento. Para Sergio G. Lima, as verticais da composição, criadas pelas mãos expressivas, pelo nariz da mulher e pelo rosto de Santos Dumont dão o contraste necessário para fazer deste trabalho umas das obras primas de Visconti.


Obras Relacionadas