Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Acima das duas assinaturas, o local e a data: "St. Hubert 28 - 3 - 907"
Procedência2022 (nov.) – Leilão Companhia das Artes, São Paulo, SP.
Localização Atual ComentáriosA aquarela representa a lateral da casa da família de Louise Palombe, esposa de Visconti, no vilarejo de Saint-Hubert, próximo a Paris. Apresenta duas assinaturas na borda inferior direita, uma aparentando ter sido feita a lápis no mesmo momento em que Visconti localizou e datou a obra. A assinatura mais abaixo, feita a caneta, é a que Visconti utilizava ao assinar documentos. Curiosamente, a obra parece inacabada na lateral esquerda.
Visconti frequentou a casa de Saint-Hubert assiduamente, nos períodos em que executava em Paris as decorações do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre 1905 e 1907 e entre 1913 e 1920. No vilarejo pintou inúmeras paisagens, quase sempre com figuras representando sua família, como na tela a óleo [P455] que representa a mesma lateral da casa. Nesta aquarela, a figura no portão representa sua filha Yvonne, então com seis anos de idade.
Esta obra foi aprovada na 39ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 6 de agosto de 2020.