Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A423 - Colhendo trigo em Saint Hubert


Assinatura

Inscrições

Abaixo da assinatura, o local e a data: "St Hubert 29. 8. 918"

Procedência

2020 (jun.) – Leilão ArtInvest – Rio de Janeiro/RJ

Localização Atual Comentários

Esta é mais uma aquarela de Visconti que representa a colheita do trigo em Saint Hubert, vilarejo da França próximo a Paris onde residia a família de Louise, esposa de Visconti. Mas as cenas das demais aquarelas [A404, A411 e A419], por incluírem mulheres, presume-se que representem a colheita sendo feita por camponeses locais em 1916, já que uma delas é datada. Já esta aquarela, pela data em que foi pintada (29/08/1918), registra uma colheita feita por prisioneiros alemães que carregam uma carroça. O reconhecimento da cena foi possível porque na véspera de datar a aquarela, Visconti rascunhou em página do caderno [CD010] as carroças e o trigal com a colheita do trigo, anotando a data de 28 de agosto de 1918 e identificando a cena como sendo a de prisioneiros alemães fazendo a colheita do trigo.
A pintura a óleo [P691] tem uma relação mais forte com esta aquarela, pois nesse óleo podem ser identificadas ao fundo as carroças e o trigal que Visconti desenhou em páginas do caderno [CD010], datadas de 1918.
Esta aquarela foi aprovada pela Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti em junho de 2020, após consulta aos seus membros por e-mail e apresentação das imagens e dos registros no caderno [CD010].


Obras Relacionadas