Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P639 - Solar em Teresópolis


Assinatura

Procedência

Coleção Marieta Guimarães

Localização Atual Exposições Coletivas Publicações Comentários

Esta composição maior focaliza a mesma casa da Avenida Delfim Moreira, que Visconti representou em quatro óleos sobre madeira, com dimensões bem próximas entre si [P607; P634; P635; P657], e uma composição em tela de maiores dimensões [P602], com certeza resultado dos estudos em madeira. Vista de uma posição um pouco mais afastada, o pintor incluiu aqui mais do entorno da residência, como parte de uma construção, à direita. A porção superior de um poste de eletricidade pode ser vista, por trás do lado esquerdo do telhado da casa, nesta e nas duas pinturas menores, de orientação horizontal, que a representam sob o mesmo ângulo. No entanto aqui, o maior distanciamento da casa permitiu a Visconti incluir dois postes, um de cada lado, em primeiro plano, que atravessam toda a tela de alto a baixo. Um objeto ou pessoa, inserido em primeiríssimo plano, é um detalhe recorrente em suas paisagens. Também o elemento humano pode ser visto, num grupo de três mulheres, duas delas agachadas, bem em frente à cerca da casa, à esquerda.

Esta obra teve sua autenticidade ratificada na 37ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 2 de dezembro de 2019. Isto porque a imagem antiga da pintura, que já constava deste Raisonné, era aquela reproduzida no catálogo da exposição “A Paisagem Brasileira (1650-1976)”, mas estava cortada em sua lateral esquerda, eliminando um dos postes do primeiro plano. Com a localização da obra em 2019, a pintura original foi submetida à análise da Comissão e novamente aprovada.


Obras Relacionadas