Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P602 - Sarau no Solar de Teresópolis


Assinatura

Procedência

1971 (set.) – Leilão da Bolsa de Arte, Rio de Janeiro, RJ.
2022 (set.) – Leilão da Century’s Arte e Leilões, Rio de Janeiro, RJ.
2023 – Coleção Collaço Paulo

Localização Atual Comentários

A casa retratada nessa paisagem ficava na mesma rua da propriedade de pintor em Teresópolis: a Avenida Delfim Moreira. Com poucos metros de distância de uma casa a outra, ele podia avistá-la a partir de seu próprio jardim. Esta é a maior das composições de Visconti que focalizam o solar, sendo as quatro menores, todas em madeira [P607; P634; P635; P657], muito provavelmente, estudos para as duas maiores em tela. A outra tela [P639], de dimensões pouco menores do que esta, revela a construção de uma perspectiva ligeiramente mais alta e bastante mais afastada, permitindo-nos visualizar uma faixa maior da serra ao fundo, envolta em nuvens e, em primeiríssimo plano, a parte central de dois postes de eletricidade, que ladeiam a casa.

Na composição aqui apresentada, apesar do formato maior, o solar é bastante aproximado do observador, preenchendo quase a totalidade da tela em sua extensão horizontal. Seu ponto de vista menos elevado nos permite ver bem todas as janelas, por baixo das copas das árvores, que na tela menor escondem quase todas as janelas da fachada à direita, com exceção de apenas uma. Aqui, estas janelas se agigantam diante das muitas diminutas figurinhas, dispostas ao longo de toda a cerca que define os limites da propriedade.

Estas figurinhas, magistralmente definidas em poucas pinceladas, são uma característica marcante das paisagens viscontianas. Reunidas em pequenos grupos aqui e ali, sinalizam para a ocasião de algum evento social no solar, como um festivo sarau de primavera, estação sugerida pela exuberância das cores e presença das flores em primeiro plano. O tom azulado da serra reflete-se de maneira poderosa na ramagem sombreada das árvores e das flores do campo, contrastando com o forte dourado do gramado e vermelho do telhado. Mais uma vez, Visconti conseguiu expressar em ricos detalhes a cor local e luminosidade própria que via em Teresópolis, considerada por ele, em 1926, “…uma terra que ainda tem viço, conserva a virgindade…”.
Em 1971, esta obra foi vendida em leilão da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro com o título “Paisagem”. A pintura foi aprovada por unanimidade em consulta oficial aos membros da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, em 12 de agosto de 2022.


Obras Relacionadas