Em outubro, Tobias Stourdzé Visconti, neto de Eliseu Visconti, lança o site oficial do artista e cria o Projeto Eliseu Visconti, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do pintor.
Em novembro, o Projeto Eliseu Visconti doa ao Museu Nacional de Belas Artes cerca de 200 documentos do acervo do pintor que se encontravam com a família. A doação teve por objetivo preservar os documentos em Instituição adequada e permitir o acesso aos pesquisadores. A doação foi noticiada em telejornal.
Em janeiro, o Projeto Eliseu Visconti passa a contar com o apoio da Hólos – Consultores Associados para a produção de eventos, empresa de Christina Gabaglia Penna.
De 28 de agosto a 30 de setembro de 2007, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, Rio de Janeiro, é realizada a exposição “Eliseu Visconti – Arte e Design”, primeiro evento do Projeto Eliseu Visconti. A exposição, com curadoria do Prof. Rafael Cardoso, apresentou os principais projetos de Visconti relacionados ao design. Comemorando o centenário da primeira exposição em Paris das decorações do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (pano de boca, friso sobre o proscênio e plafond), foram também apresentados os estudos realizados pelo artista para essas decorações.
No dia 13 de maio é constituída a Associação Cultural Eliseu Visconti, para representar como pessoa jurídica as atividades do Projeto Eliseu Visconti.
Constituída, em 16 de julho, a Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, que tem como principal objetivo avaliar a autenticidade das obras do artista para sua posterior catalogação. A Comissão foi formada pelas historiadoras de arte Christina Gabaglia Penna, Mirian Nogueira Seraphim e Ana Maria Tavares Cavalcanti e pelos professores e restauradores Edson Motta Júnior e Cláudio Valério Teixeira.
No dia 01 de outubro, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, e no dia 04 de outubro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, foi lançado o livro “Eros Adolescente: No Verão de Eliseu Visconti”, de autoria de Mirian Seraphim. Mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, Mirian apresenta em seu livro um novo olhar sobre a obra de Eliseu Visconti e desenvolve um estudo especial sobre a tela “No Verão”, fruto de mais de sete anos de pesquisa.
É lançado o livro da Editora da Unicamp “Coleção Cadernos de Desenho – Eliseu Visconti”, organizado pela professora Lygia Eluf, do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes. Com texto da professora e historiadora Ana Maria Tavares Cavalcanti, o “Caderno de Desenhos” apresenta sessenta desenhos de Visconti realizados entre 1904 e 1906, reveladores de parte do processo de criação e do cotidiano do artista.
De 04 de outubro a 07 de dezembro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresentou a exposição “Eliseu Visconti – Arte e Design”. A exposição em São Paulo, com curadoria do Prof. Rafael Cardoso, atraiu mais de 70.000 visitantes e mostrou os principais projetos de Visconti relacionados às artes gráficas e à arte aplicada à indústria.
Tem início em fevereiro a completa restauração das pinturas do “foyer” do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, executadas por Eliseu Visconti em Paris, entre 1913 e 1915.
De 27 de janeiro a 08 de março, é levada para Salvador/BA a exposição “Eliseu Visconti – Arte e Design”. A exposição, realizada na Caixa Cultural Salvador, mostrou os principais projetos de Visconti relacionados ao design e apresentou também os estudos realizados pelo artista para as decorações do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (pano de boca, friso sobre o proscênio e plafond), cujo centenário se comemorou em 2009.
Também em fevereiro é lançado pela Cortez Editora o livro infantil “O Pano de Boca”, de autoria de Sandra Pina e ilustrado por Thais Linhares. A história do livro tem como cenário o pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tela pintada por Eliseu Visconti em Paris, entre 1905 e 1907.
No dia 3 de julho, o eletricista Alexandre Alves, integrante da equipe que executa a reforma do Theatro Municipal para a festa do seu centenário, faz descoberta surpreendente: em um vão entre duas paredes, encontra a pintura do friso sobre o proscênio primitivo. Preservado e escondido há mais de setenta anos, os historiadores acreditavam que a pintura teria sido destruída ao ser substituída por Eliseu Visconti em 1936.
De 10 de setembro a 18 de outubro é levada para Brasília a exposição “Eliseu Visconti – Arte e Design”. A exposição, realizada na Caixa Cultural Brasília, mostra os principais projetos de Visconti relacionados ao design e apresenta também os estudos realizados pelo artista para as decorações do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (pano de boca, friso sobre o proscênio e plafond), cujo centenário se comemorou em 2009.
No primeiro dia de outubro é lançado em Uberlândia/MG o livro “A arte na belle époque – o simbolismo de Eliseu Visconti e as musas”, de autoria de Valéria Ochoa Oliveira. Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlância e professora da mesma Universidade, Valéria desenvolve em seu livro tema que tem como foco o significado cultural da pintura do teto do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, painel pintado por Eliseu Visconti em Paris, entre 1913 e 1915.
Concluída em fevereiro a completa restauração das pinturas do “foyer” do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, executadas por Eliseu Visconti em Paris, entre 1913 e 1915. Consideradas por diversos críticos de arte como a obra prima da pintura decorativista no Brasil, as pinturas do “foyer” foram bastante danificadas, atingidas pelas infiltrações na cúpula do Theatro. Antiga reivindicação do Projeto Eliseu Visconti, a restauração dos painéis de Visconti foi incluída nas obras de recuperação do Theatro, no ano de seu centenário, pela Presidente da Fundação, Carla Camurati. Com a coordenação de Christina Penna, da Holos Consultores Associados, os trabalhos foram desenvolvidos pela equipe de Maria Cristina da Silva Graça. As demais pinturas de Eliseu Visconti no Theatro – pano de boca, plafond e friso sobre o proscênio – também foram objeto de reparos e limpeza, trabalhos executados pela equipe de Humberto Farias de Carvalho. Todos os trabalhos de restauro contaram com a consultoria dos Professores Cláudio Valério Teixeira e Edson Motta Júnior.
Lançado o Catálogo de Obras de Eliseu Visconti, acoplado ao site oficial do artista.
Realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre 10 de dezembro de 2011 e 26 de fevereiro de 2012, e no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, entre 04 de abril e 24 de junho de 2012, a grande exposição retrospectiva “Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”. A mostra, que teve a curadoria de Mirian N. Seraphim, Rafael Cardoso e Tobias Stourdzé Visconti, apresentou cerca de 230 obras abrangendo todas as vertentes da eclética produção de Visconti, além de cerca de cinqüenta itens referentes a mobiliário e documentos pertencentes ao artista.
Em março, Edson Motta Jr. e Cláudio Valério Teixeira solicitam o desligamento da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti e são substituídos pelos historiadores de arte Arthur Gomes Valle e Ivan Coelho de Sá, e pela restauradora Mônica Dias de Souza. As historiadoras de arte Ana Cavalcanti, Christina Penna e Mirian Seraphim permanecem na Comissão, que passa a contar com seis membros.
Lançado no dia 14 de setembro, na Livraria da Travessa, o livro oficial do Projeto Eliseu Visconti intitulado “Eliseu Visconti – A Arte em Movimento”. Produzido pela Hólos Consultores Associados, com textos de diversos autores e organizado por Tobias Stourdzé Visconti, o livro contém informações atualizadas sobre a vida e a obra do artista, resultado de intenso trabalho de pesquisa realizado durante sete anos pelo Projeto, reproduzindo 46 fotografias e 230 obras do artista.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro presta grande homenagem a Eliseu Visconti, apresentando o artista em todo o material de divulgação do Vestibular Estadual de 2014. No Manual do Candidato, nos cartazes e nos folders para o Vestibular 2014 foram reproduzidas obras de Visconti, com ênfase para as paisagens que o consagraram como o mais expressivo representante da pintura impressionista no Brasil.
A Folha de São Paulo lança em setembro o volume referente a Eliseu Visconti da “Coleção Grandes Pintores Brasileiros”. O livro, com texto de Maria Izabel Branco Ribeiro, Diretora do Museu de Arte Brasileira da FAAP, foi fartamente ilustrado com imagens de importantes obras do artista.
Realizada a III edição da Mostra Fazenda Castelo, que teve como objetivo mostrar ao público visitante arte e decoração brasileiros. O evento aconteceu em abril, na Fazenda Castelo, em Além Paraíba, vizinha à Fazenda São Luiz, locais onde Visconti residiu entre 1873 e 1882, ainda menino, assim que chegou da Itália. As fazendas pertenceram ao Barão e à Baronesa de Guararema, responsáveis pela vinda de Eliseu Visconti e de seus irmãos para o Brasil. Em homenagem a Visconti, um dos cômodos da Fazenda foi transformando em espaço dedicado ao artista, decorado pelo arquiteto Sergio Carrilho.
Lançado em maio o livro “Vida e Obra de Eliseu d’Angelo Visconti”, de autoria de Nagib Francisco, estudioso da obra do artista e curador da exposição do cinquentenário da morte de Eliseu Visconti, realizada em 1994 no Museu Nacional de Belas Artes.
Para homenagear os 70 anos de falecimento de Eliseu Visconti, foi realizada, entre 27 de agosto e 2 de novembro, no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, a exposição “Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”. A mostra, com curadoria de Mirian N. Seraphim, Rafael Cardoso e Tobias Stourdzé Visconti, apresentou cerca de 70 obras abrangendo todas as vertentes da eclética produção de Visconti, além de itens referentes a objetos e documentos pertencentes ao artista.
De acordo com a Lei 9.610/98, a partir de 1 de janeiro de 2015 as imagens das obras de autoria de Eliseu Visconti passaram a pertencer ao domínio público, não sendo mais necessária qualquer autorização para publicação e/ou reprodução de imagens das obras do artista.
Confeccionado por encomenda da família do artista um novo busto em bronze de Eliseu Visconti, a partir do molde em gesso esculpido por João Zacco Paraná, em 1931. A execução do trabalho ficou a cargo do Atelier Liboredo, tradicional fundição artística do Rio de Janeiro.
Realizada a IV edição da Mostra Fazenda Castelo – Arte e Design, que teve como objetivo mostrar ao público visitante arte, decoração e design brasileiros. O evento aconteceu em setembro, na Fazenda Castelo, em Além Paraíba, vizinha à Fazenda São Luiz, locais onde Visconti residiu por cerca de 9 anos, ainda menino, assim que chegou da Itália. A fazenda, que pertenceu ao Barão de Guararema, teve um dos seus cômodos decorado por Mara Cardoso com projetos e objetos que consolidaram a pioneira contribuição de Visconti ao design brasileiro.
Após 10 anos do lançamento do primeiro site oficial de Eliseu Visconti, o Projeto Eliseu Visconti lança o novo site do artista, mais moderno e atualizado no que se refere às inovações da área de informática.
Colocada no Edifício Eliseu Visconti, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Rio de Janeiro, placa alusiva ao local onde Visconti viveu com a família durante 34 anos. Onde hoje se situa o prédio, Visconti construiu em 1910 sua casa e ali viveu até o seu falecimento, em 1944.
Descoberta carta nos arquivos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro que permitiu identificar como sendo de autoria de Eliseu Visconti a pintura localizada no plafond da antessala do camarote do Governador do Estado. A pintura, não assinada, era atribuída a autor não identificado.
Emitido pelos Correios em setembro, por encomenda da Associação Cultural Eliseu Visconti, um selo personalizado em comemoração ao sesquicentenário de Eliseu Visconti.
Inaugurada em 29 de outubro, na Galeria Almeida e Dale, em São Paulo, a exposição “Eliseu Visconti – 150 anos”, com curadoria de Denise Mattar. A exposição, realizada por iniciativa da Galeria, encerrou-se em 10 de dezembro e apresentou cerca de 45 obras da eclética produção de Visconti, tornando-se o evento marco nas comemorações do sesquicentenário do artista.
Em março, Tobias Stourdzé Visconti decidiu pela elaboração do Catálogo Raisonné de Eliseu Visconti, estruturou seu formato e conteúdo e definiu as bases de informações que constariam do Catálogo. Tais iniciativas foram fundamentadas na certeza de que o Projeto Eliseu Visconti já estava de posse de um volume de informações adequadas e suficientes para a elaboração do Catálogo Raisonné, pesquisadas durante cerca de vinte anos. Com o concurso do analista de sistemas Maurício do Vale Araújo, o site de Eliseu Visconti foi então reformulado para conter a nova estrutura.
Por ocasião do seu 81º aniversário, ocorrido em 13 de janeiro de 2018, o Museu Nacional de Belas Artes homenageou, dentre outras personalidades, o Diretor do Projeto Eliseu Visconti, Tobias Stourdzé Visconti, por sua relevante contribuição à arte, ao patrimônio e à cultura brasileira, conferindo-lhe o premio Diploma Quirino Campofiorito. Também recebeu a homenagem D. Lygia Martins Costa, curadora da primeira grande retrospectiva de Eliseu Visconti no Museu, em 1949.
Lançado em junho, em versão on-line, o Catálogo Raisonné de Eliseu Visconti. Resultado de mais de duas décadas de pesquisas realizadas pelo Projeto Eliseu Visconti e por estudiosos de sua obra, o Catálogo Raisonné apresenta cerca de 1200 obras do artista, entre pinturas, obras de design, desenhos e cerâmicas. Foram também catalogados 19 cadernos de desenhos e anotações do artista, bem como documentos diversos e correspondências.
Em julho, o Projeto Eliseu Visconti, através de parceria com o Instituto Moreira Salles, digitaliza cerca de 120 negativos de vidro encontrados no acervo deixado por Visconti e guardado pela família por cerca de 100 anos. As imagens permitiram comprovar a autoria de Visconti para quatro pinturas cuja autenticidade era duvidosa. Chamou atenção uma foto inédita de Visconti de 1915, sentado num andaime em seu ateliê em Paris, à frente do grande painel central “A Música” que acabara de pintar e que ornamenta o teto do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 11 de outubro, na gestão de Fernando Bicudo como Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é reinaugurado o busto de Eliseu Visconti no Theatro. Após mais de 40 anos longe do público, o busto voltou para um local nobre, próximo às obras que o artista considerava as mais importantes que realizara. No mesmo dia, nos corredores do segundo andar do Theatro, foi aberta a exposição “Eliseu Visconti e o Theatro Municipal”, com curadoria de Fátima Cristina Gonçalves, apresentando os estudos que Visconti realizou para as obras de decoração do Theatro.
Clique no áudio para ouvir matéria de Ricardo Boechat sobre Eliseu Visconti e a inauguração do busto.
Em dezembro, a Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti passa a contar com a participação da historiadora de arte Sonia Gomes Pereira, convidada após o pedido de afastamento por motivos pessoais de Arthur Gomes Valle.
O discurso que o artista Marques Júnior pronunciou no ato de inauguração do busto de Eliseu Visconti no Theatro Municipal, em 1952, foi descoberto nos arquivos do discípulo de Visconti em 2020 e incorporado ao Arquivo Marques Júnior, Arquivo Histórico, Setor de Memória e Patrimônio da Escola de Belas Artes da UFRJ. A professora Marize Malta, coordenadora do Setor de Memória e Patrimônio do Museu D. João VI, cedeu cópia do discurso ao Projeto Eliseu Visconti. Manuscrito pelo próprio artista em oito tiras de papel, com certeza para a leitura em público, o discurso está reproduzido a seguir.
Em junho, a Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti passa a contar com a participação da designer Patrícia Galliez de Salles, convidada por sua longa experiência e colaboração com o Projeto Eliseu Visconti.
Entre 27 e 31 de julho o Grupo de Pesquisa Entresséculos do Museu D. João VI realiza a Semana Eliseu Visconti, com uma seleção de pesquisas, comentários e entrevistas sobre a vida e a obra do artista, transmitidas pelas redes sociais. São apresentados textos das historiadoras de arte Evelyn Caroline Lavor, Flora Pereira Flor e Bruna Carvalho. Abaixo os vídeos divulgados na Semana, apresentando a análise da obra “Nu masculino”, pela professora Ana Cavalcanti, e a entrevista com Tobias Stourdzé Visconti, diretor do Projeto Eliseu Visconti.
Em agosto, Heloisa Seelinger, neta de Helios Seelinger, e Tobias Stourdzé Visconti, neto de Eliseu Visconti, conversam em live sobre o Projeto Eliseu Visconti. 114 anos antes, em julho de 1906, Helios Seelinger iniciava trabalho em Paris como assistente de Visconti para execução das pinturas que decoram a sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em maio, a Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti passa a contar com a participação do engenheiro químico Boris Marcelo Goitia Claros, com o objetivo de agregar métodos científicos para subsidiar as análises de autenticidade de obras atribuídas a Eliseu Visconti.
Lançado o livro “A arte de Eliseu Visconti e a modernidade na Primeira República”, de autoria de Ana Heloísa Molina, Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná e professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. Resultado da tese de doutorado desenvolvida pela autora em 2004, o livro tem o pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como argumento central, mas expande sua análise para abranger o essencial da eclética produção de Visconti, mostrando com profundidade o papel de destaque que o artista ocupa na história de nossa arte.
Em março, para comemorar os 120 anos do ex-libris da Biblioteca Nacional, Mary Komatsu, responsável pelo canal “Caçadora de ex-libris”, convida Tobias Stourdzé Visconti, diretor do Projeto Eliseu Visconti, para fazer uma exposição sobre o artista que projetou o ex-libris e o emblema da Biblioteca em 1903. O documento sobre esse relato, realizado no dia 9 de março de 2023, está no vídeo abaixo.
A tela de Visconti “Garotos da Ladeira” (P560) é capa da Revista de História da Arte e da Cultura da Universidade de Campinas, edição de junho de 2023. A pintura é objeto de matéria publicada na Revista, em artigo intitulado “Os Desherdados de Eliseu Visconti: uma contextualização da iconografia de Garotos da Ladeira (ca. 1928)”, de Alcimar do Lago Carvalho. O autor mostra como, à época da criação da pintura, os garotos pobres das periferias eram usados como caçadores de borboletas para alimentar este lucrativo comércio, comprovando assim, que o título original da pintura (Os deserdados), batizada pelo próprio Visconti, era bastante pertinente.
Em fevereiro, o Projeto Eliseu Visconti recebe a notícia de que o artista foi selecionado para participar da 60ª Exposição Internacional de Arte de LA BIENNALE DI VENEZIA 2024. O autorretrato de 1902 [P007] é a obra selecionada e, a partir da abertura da exposição, foi exposta na Sala Núcleo Storico, no Arsenale, dedicada à diáspora artística italiana no século XX. Com curadoria liderada pelo brasileiro Adriano Pedrosa, a 60ª Bienal de Veneza acontece entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024.
Realizada a VII edição da Mostra Fazenda Castelo, que este ano novamente homenageou Eliseu Visconti e os 150 anos da imigração italiana para o Brasil. O evento aconteceu em outubro e novembro, na Fazenda Castelo, em Além Paraíba, vizinha à Fazenda São Luiz, locais onde Visconti residiu entre 1873 e 1882, ainda menino, assim que chegou da Itália. A Fazenda Castelo pertenceu ao Barão e à Baronesa de Guararema, responsáveis pela vinda de Eliseu Visconti e de seus irmãos para o Brasil.
No dia 3 de novembro, uma conversa ao vivo foi realizada com transmissão on-line entre Ana Maria Tavares Cavalcanti – Historiadora da Arte da EBA UFRJ e Tobias Stourdzé Visconti – Diretor do Projeto Eliseu Visconti, tendo como apresentador Guido Boletti – Artista Visual. O evento integrou a programação da VII MOSTRA FAZENDA CASTELO. A transmissão pode ser assistida no vídeo a seguir.
Inaugurada em 7 de novembro, na Danielian Galeria, no Rio de Janeiro, a exposição “Visconti e Renoir: Impressionismo 150 anos”, com curadoria de Denise Mattar. A exposição, realizada por iniciativa da Galeria, aberta ao público até 14 de dezembro, apresenta 51 obras da produção de Visconti, com destaque para sua vertente impressionista, além de 6 obras do mestre do impressionismo francês Pierre-Auguste Renoir. O evento celebra os 150 do surgimento da pintura impressionista e marca o aniversário dos oitenta anos de falecimento de Eliseu Visconti.
Busto em bronze de Eliseu Visconti esculpido por Zacco Paraná