Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Ao lado da assinatura, o ano "1939"
Localização Atual ComentáriosNesta tela Visconti representa o terreno em frente à sua casa de veraneio em Teresópolis, situado do outro lado da Avenida Delfim Moreira. Concluída a construção da casa em 1928, Visconti faria da cidade serrana, a partir de então, o principal tema de suas pinturas. Em 1926 Visconti concede entrevista ao jornalista Angione Costa onde afirma “…Teresópolis, meu amigo, é uma maravilha. Maravilha do mundo. O carioca só conhece a Avenida Central. Antigamente eu afirmava que Copacabana era o começo do paraíso de Dante. Hoje alargo a comparação e estendo-a a Teresópolis, que é um encanto, uma grande fascinação. Não há nada que se lhe compare…Teresópolis tem alguma coisa que é seu, cor local, pitoresco, luminosidade própria. É uma terra que ainda tem viço, conserva a virgindade.”
Nesta composição, muito semelhante à da pintura P633 (provavelmente uma preparação de menores dimensões para esta obra), Visconti introduz figurinhas, registros cromáticos representando um grupo de jovens transeuntes em conversa junto à cerca.
Obra aprovada na 51ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 9 de dezembro de 2024.