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Procedência2024 (dez) – Leilão Alberto Lopes, Rio de Janeiro, RJ.
2024 (dez.) – Galeria Maurício Pontual, Rio de Janeiro, RJ.
2025 – Coleção Luis Antônio Nabuco de Almeida Braga.
A análise da cor, textura e enquadramento desta pintura, além da transparência das casas em primeiro plano demonstram uma liberdade expressiva, cujo efeito é a luminosidade quente de um dia de sol. Ao fundo, as embarcações e os morros estão sugeridos em poucas pinceladas, uma característica fundamental da paisagem viscontiana. Em 1902, Visconti apresentou na 9ª Exposição Geral de Belas Artes, no Rio de Janeiro, uma pintura com o título Igreja da Candelária, sob o nº 239. Anteriormente, pensou-se tratar da pintura P533, com o mesmo título e data, porém, quando o Projeto Eliseu Visconti tomou conhecimento da pintura aqui em questão, surgiu a hipótese de que esta seja a obra exposta e a outra, um estudo preparatório. Esta pintura se assemelha muito mais, em todos esses quesitos, às outras obras que participaram da 9ª EGBA e foram criadas no Rio nos primeiros anos de Visconti já de volta do seu estágio na Europa. As casas representadas no entorno da igreja são muito semelhantes às que aparecem no canto inferior esquerdo de uma outra pintura de 1902, a Vista do mar [P547].
No entanto, o restaurador Célio Belém, que limpou o quadro recentemente, e o fotógrafo Lucian Prevost, que aplicou um filtro para definição sobre a foto do detalhe das inscrições, afirmam que a data registrada sobre a pintura é 1891, apoiados na imagem conseguida. Assim sendo, Visconti teria, ainda antes de seu estágio em Paris, utilizado nesta obra o colorido e a fatura que viria a adotar nas paisagens dos períodos posteriores. Outra hipótese, é que a data foi acrescentada posteriormente, de maneira equivocada, pois seria correspondente à obra homônima P533. A pintura foi aprovada pela Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, a partir de imagens em alta definição, em 14 de janeiro de 2025.
Em junho de 2025 foi elaborado e assinado pelos membros da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti o Atestado de Autenticidade nº 0640 para esta obra.