Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P460 - Patinhos – Estudo para “Patinhos no lago”


Assinatura

Procedência

Coleção Automóvel Clube do Brasil
1989 (mai.) – Leilão da Bolsa de Arte, Rio de Janeiro, RJ.

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

É uma versão menor da obra P420 e, portanto, deve ser um estudo para ela. Por serem quase idênticas, pensou-se que poderia ser a mesma pintura, tendo as dimensões indicadas equivocadamente. Mas as proporções das duas imagens são diferentes e também o local da assinatura, além de que esta não tem a data inscrita, e das pequenas variações que podem ser notadas, principalmente nos reflexos da água. O catálogo da Exposição Retrospectiva de 1949 traz suas dimensões invertidas (a maior em primeiro lugar, sendo que sempre é apontada a altura antes da largura), mas como recebeu a numeração 83-A, isso indica que foi inserida de última hora, talvez após a revisão que padronizou o registro das dimensões.
Esta obra encontrava-se desaparecida e somente em dezembro de 2023 foi descoberta em uma coleção particular. A imagem a cores da obra foi obtida a partir dessa descoberta.
Em 1989 esta obra foi leiloada pela Bolsa de Arte do Rio de Janeiro com o título “No remanso”, como informou a coluna de Ibrahim Sued na edição de “O Globo” de 02 de junho de 1989. A obra foi capa do leilão da Bolsa de Arte.
O catálogo da Exposição Retrospectiva de 1949 registra ainda uma terceira pintura com o mesmo tema, sob o nº 103: Os patinhos, Jardim do Luxemburgo; tela s/ madeira; 34 x 23 cm, da coleção Otto Sachs, que ainda não foi localizada.


Obras Relacionadas