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A localidade "Paris" e a data "1895", logo abaixo da assinatura.
Procedência2007 (mar.) – Leiloada por Lordello & Gobbi, São Paulo.
Localização Atual Exposições IndividuaisCena de atelier em que, com as costas eretas, a modelo ergue os braços na altura do rosto, terminando de retirar suas vestes. A ocultação do rosto usando-se o braço é um gesto externo de pudor muito usado no final do século XIX. Porém, aqui não há sugestão de pudor; Visconti faz uma homenagem ao modelo, que se desvencilha de suas roupas para o ato de posar. Faz ainda uma celebração do despido momentâneo, mostrando que ele também tem sua dignidade, assim como o nu eterno e etéreo. A toalha dourada da mesinha e o vermelho das pequeninas flores no vaso acrescentam à cena mais um toque de sutil sensualidade. Nos arquivos do Projeto Eliseu Visconti há, de um bloquinho de notas [CD004], um desenho que parece ser um estudo para a pose da modelo. A pintura apresenta carimbo da Galeria Jorge no verso.