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P275 - Retrato de João Luso


Assinatura

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Inscrições

Acima da assinatura, a dedicatória: "A João Luzo Lembrança de" segue a assinatura.
No verso da obra, assinatura e o ano "1931".

Procedência

2024 (fev.) – Leilão Cláudio Santana – Rio de Janeiro. RJ
2024 (mai.) – Leilão Escritório de Artes Miguel Salles – Itaipava, RJ

Localização Atual Comentários

O retratado, Armando Erse de Figueiredo (1875-1950), mais conhecido como João Luso, foi um jornalista, contista, poeta, crítico literário e tradutor luso-brasileiro. Em 1893 veio para o Brasil e logo iniciou sua colaboração com a imprensa, já com o pseudônimo que o tornaria célebre. Trabalhou com os jornais “Diário Popular”, (de S. Paulo) “O Estado de S. Paulo”, “Correio Paulistano”, “Diário de Santos” e nas revistas “Pauliceia” e “Revista Literária”. Em 1900 transfere-se para o Rio de Janeiro, capital do país, onde exerceu a maior parte da sua atividade jornalística, especialmente nos periódicos “A imprensa”, “A noite” e “Jornal do Commercio”, onde criou a coluna “Dominicais”, e na “Revista da Semana”, onde tratava das questões femininas com o pseudônimo Clara Lucia.

Em todos os períodos de sua carreira, Eliseu Visconti realizou com grande sucesso o retrato de alguns anônimos e anônimas [P255; P240; P273; P274], outros dos quais sabemos apenas o nome [P250; P213; P247; P263]; mas também de importantes personalidades, tanto da esfera das artes [P254; P229; P227; P232; P224; P226], quanto da financeira [P245], da política [P260; P257; P220], da religiosa [P249] e do universo literário [P222; P237; P230]. O Retrato de João Luso mostra o jornalista em meio perfil, com o semblante concentrado: a testa franzida, lábios bem fechados, olhar baixo e ensimesmado. Fundo e paletó em tons terrosos, gravata escura e os cabelos totalmente grisalhos completam a imagem de dignidade e austeridade. A pintura foi aprovada pela Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti em abril de 2024, através de análise por imagens. O ano em que a obra foi executada está somente no verso da obra, abaixo da assinatura de Visconti.


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