Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Coleção Louise Visconti
Coleção Tobias d’Angelo Visconti
Louise se tornou figura marcante e inspiradora da obra de Visconti. Frederico Barata chegou mesmo a dividir sua obra em duas grandes fases: anterior e posterior à união com Louise. Para Carlos Drumond de Andrade, “Louise foi o mais amado entre os modelos do pintor, e Visconti, em matéria de modelos, preferia-os familiares porque eram aqueles…a quem, por muito amar, muito compreendia… Tantos e tantos quadros do mestre Visconti revelam-no de fato o pintor de família”.
Esta pintura que retrata Louise foi apresentada na 34ª EGBA, sob o nº 431, com o título Retrato, conforme reprodução no Correio da Manhã, de 28 de agosto de 1927, cuja crônica ressaltou sobre ela: “em factura bem diversa da Igreja de Santa Teresa [P512], diz energia e verdade”. Lygia Martins Costa, no catálogo da exposição de 1949, sugere que a pintura teria sido criada no período em que Visconti executava o painel decorativo Assinatura da Constituição de 1891 [P701], de 1926. Essa hipótese é bastante plausível, pois o retrato em sépia poderia ser um estudo das nuanças dessa cor que ele utilizaria no painel do Palácio Tiradentes.