Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D844 - Cartaz do “Curso de Arte Decorativa” de Visconti


Assinatura

Inscrições

Junto à assinatura, a inscrição "Rio.36"

Localização Atual Publicações Comentários

Em 1934 Visconti aceita o convite do Professor José Flexa Ribeiro para lecionar no curso de extensão universitária de artes decorativas, que funcionou junto à Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Adotaria em seus ensinamentos a orientação de Eugène Grasset, cujas normas guardava em seus cadernos de apontamentos. Nas decorações, no entanto, insistia com os alunos para que utilizassem motivos da flora brasileira. Visconti afirma em 1935:
“Já temos, felizmente, a nossa primeira Escola de Arte Decorativa Aplicada…Mas isso é fruto da iniciativa particular, porque a Escola de Belas Artes, até hoje, ainda não compreendeu a extraordinária utilidade do ensino das artes decorativas aplicadas industrialmente.”
No artigo “Panorama Geral do Ensino de Design Gráfico no Brasil”, Guilherme e Edna Cunha Lima afirmam ter início assim, com Visconti, o ensino de design no Brasil. Visconti organiza o curso adotando um critério que distinguia a parte geométrica da inspiração naturalista e relacionando sempre o aprendizado com a prática. O artista encerra essa atividade em 1936, ao completar 70 anos. Cinco anos mais tarde, Visconti recusaria novo convite de Flexa Ribeiro para retomar as aulas no curso de artes decorativas.
Visconti desenhou este cartaz em estilo Art Nouveau para anunciar seu curso.

Fale Conosco