Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D723 - Casal Francesca da Rímini e Paolo Malatesta – Alegoria ao drama – Estudo de detalhe para o triângulo do teto sobre a plateia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Assinatura

Inscrições

Junto à assinatura, "Paris, 1..."

Procedência

1906 – Acervo do artista
1942 – Museu Evocativo do Theatro
1949 – Museu dos Teatros
2014 – Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Desenho preparatório para o triângulo “Alegoria ao Drama”, situado no lado esquerdo do teto sobre a plateia,  próximo ao palco, na sala de espetáculos do Theatro Municipal. Francesca da Rímini, amante de Paolo Malatesta, foi fonte de inspiração de Dante Alighieri, que a retratou na Divina Comédia.
Embora a data esteja apagada, com certeza o desenho foi executado em 1906, como os demais estudos datados realizados para a sala de espetáculos do Theatro.
Com o sentimento de preservar para o olhar das futuras gerações o detalhado processo criativo de suas decorações, Eliseu Visconti doou para o governo do então Distrito Federal, em 1942, este e os principais estudos originais realizados para a confecção dos painéis do Theatro Municipal. Para abrigar as obras doadas, foi criado pelo prefeito o Museu Evocativo do Theatro, que mais tarde, em 1949, daria origem ao Museu dos Teatros. Em 17 de outubro de 2013 foi oficializada a transferência do acervo do Museu dos Teatros para a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro que, através de seu Centro de Documentação, passou a abrigar todos os estudos doados por Visconti.


Obras Relacionadas