Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D459 - Nu feminino de pé


Assinatura

Procedência

Coleção Tobias d’Ângelo Visconti
1986 – Coleção Professor José Maria Carneiro
2022 (abr.) – Leilão Valmir Matos – Teresópolis, RJ.

Localização Atual Comentários

A única imagem disponível desta obra, até 2022, havia sido obtida na dissertação de mestrado de Maria José Sanchez, intitulada “Impressionismo Viscontiniano”, apresentada ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo, 1982.
Em abril de 2022, a obra, até então de localização desconhecida, apareceu no leilão de Valmir Matos, em Teresópolis, quando, a partir de uma dedicatória no verso, soube-se que foi doada em 1986 por Tobias d’Ângelo Visconti, filho de Eliseu Visconti, ao Professor José Maria Carneiro, colecionador de arte e então proprietário do Educandário CEM, na cidade de Teresópolis.
A informação contida na dedicatória afirma que o desenho teria sido executado entre 1913 e 1920 na Academia Julian, período no qual Visconti pintou o foyer do Theatro Municipal. No entanto, como não se tem notícia de que Visconti tenha frequentado a Academia Julian no período citado, neste Catálogo Raisonné o desenho está datado como sendo do período anterior do artista na França, ou seja, o período entre 1904 e 1907, quando foram executadas as pinturas da sala de espetáculos do Theatro (pano de boca, teto e proscênio)Nesse período Visconti frequentou a Académie Julian, no atelier de J. P. Laurens e Benjamin Constant.

Fale Conosco