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A localidade "Paris" e a data "6-5-93", logo abaixo da assinatura.
Procedência1937 – Transferida da Pinacoteca da ENBA para o recém-criado MNBA.
Localização Atual Exposições Individuais PublicaçõesDe acordo com o “Regulamento para o processo dos concursos na Escola Nacional de Belas Artes para os lugares de pensionistas do Estado na Europa”, em seu Capítulo 6º – Dos deveres dos pensionistas, Visconti deveria enviar para a ENBA, no seu primeiro ano de estágio em Paris, oito estudos pintados ou desenhados. Um dos envios do primeiro ano é esta academia, que certamente foi executada na École des Beaux-Arts. Tendo sido classificado em 7º lugar nas provas de admissão da École, Visconti gozava de uma situação privilegiada na hierarquia dos alunos. Devido a problemas de espaço e classes numerosas (220 alunos na turma de Visconti), aconteciam concursos de vagas semestralmente. Mas o aluno classificado entre os quinze primeiros era considerado “definitivo” e sua vaga estava garantida para o próximo semestre. Este e outros desenhos de Visconti do acervo do MNBA [D351, D352, D353], pela perspectiva acentuada, a partir de um ponto de vista na altura dos pés dos modelos, indicam que essa condição privilegiada lhe garantia também ocupar os primeiros lugares nas aulas de modelo vivo. Os envios do primeiro ano estão listados numa carta de Visconti de 1894, do arquivo do Museu Dom João VI [CR1894C], na qual este desenho está registrado como uma das duas Academias de mulher. Além dos desenhos do MNBA, na listagem foram identificadas três academias masculinas [P308; P309 e P338] e uma feminina [P371], todas pinturas do MDJVI.