Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D348 - Nu feminino

NU FEMININO - CRAYON SOBRE PAPEL - 60,0 x 40,0 cm - 1891 - COLEÇÃO PARTICULAR

Assinatura

Inscrições

Abaixo da assinatura, o ano "91".

Procedência

Coleção Marcio Alves Roiter
2021 (out.) – Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro, RJ.

Localização Atual Comentários

Este desenho Visconti executou ainda como aluno da Escola Nacional de Belas Artes, um ano antes do concurso do prêmio de viagem que venceria e que o levaria a Paris. Sobre os nus adolescentes de Visconti, Jorge Coli escreve no Catálogo da Exposição “Eliseu Visconti – A modernidade antecipada”, realizada em 2011/2012:
…Os (nus) do início, que fazem parte do aprendizado da escola, continuarão por algum tempo, mas cessarão na medida em que o artista avança em sua carreira. Muitos mostram adolescentes que mal iniciaram as metamorfoses do corpo. Esse era um tema frequente na virada do século, baseado numa inocência infantil, hoje, para nós, bastante suspeita. De Sorolla a Eakins, numerosos foram os grandes artistas que exploraram o tema; o Museu D. João VI conserva a mais perturbadora Lolita de todos os tempos, executada pelo pincel de Oscar Pereira da Silva.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Nos nus adolescentes e naqueles em que modelos adultos se abandonam com preguiça, a sensualidade é imediata, carnal e forte. Há assim duas vertentes, a sensual e a espiritual, que revelam um pintor (Visconti) fora de movimentos e de escolas, mas atento ao que ocorre à sua volta, para proceder a uma síntese altamente espiritual.
Esta obra foi aprovada na 43ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 29 de novembro de 2021.

Fale Conosco