Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A823 - Selo comemorativo do 1º Centenário da Independência – 100 Réis – Estudo para selo


Assinatura

Inscrições

Na margem superior central, "Os Obreiros de um Século".
Ao longo da margem inferior, a identificação dos personagens, da esquerda para a direita: "B. de Vasconcellos, Pedro 1º, Pedro 2º, Feijó, Benjamim Constant, Floriano".

Procedência

Coleção Yvonne e Henrique Cavalleiro
Coleção Eliseu Visconti Cavalleiro
Coleção Gabriel Rangel Visconti

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Neste selo, na linha superior uma figura feminina coroa D. Pedro I. Na linha inferior estão representados, da esquerda para a direita, Bernardo de Vasconcellos, D. Pedro II jovem, Diego Antonio Feijó, Benjamim Constant e Floriano Peixoto.
No livro “Eliseu Visconti – A Arte em Movimento”, Leonardo Cavalleiro e Claudio Lamas de Farias comentam sobre esta série de selos projetados por Visconti [A821, A822 e A823]: A segunda série de estudos de selos postais realizados por Visconti data de 1921 e tinha como tema a comemoração do Centenário da Independência. Esta série apresenta originais soluções gráficas, como às três composições diferentes para o título “1º Centenário da Independência do Brasil” e a interseção de algarismos no espaço reservado aos valores, um experimento tipográfico utilizado anteriormente nos estudos de cartas- bilhete. A série foi projetada em resposta ao concurso proposto pelos correios, mas os selos não foram colocados em circulação. A comparação com os selos emitidos pelos correios na mesma ocasião põe em evidência o contraste entre a qualidade gráfica dos estudos de Visconti e a visão retrógrada que pautava o processo de criação de selos postais no Brasil naquela época.

 


Obras Relacionadas

Fale Conosco