Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Na margem superior central, "Os Obreiros de um Século".
Ao longo da margem inferior, a identificação dos personagens, da esquerda para a direita: "B. de Vasconcellos, Pedro 1º, Pedro 2º, Feijó, Benjamim Constant, Floriano".
Coleção Yvonne e Henrique Cavalleiro
Coleção Eliseu Visconti Cavalleiro
Coleção Gabriel Rangel Visconti
Neste selo, na linha superior uma figura feminina coroa D. Pedro I. Na linha inferior estão representados, da esquerda para a direita, Bernardo de Vasconcellos, D. Pedro II jovem, Diego Antonio Feijó, Benjamim Constant e Floriano Peixoto.
No livro “Eliseu Visconti – A Arte em Movimento”, Leonardo Cavalleiro e Claudio Lamas de Farias comentam sobre esta série de selos projetados por Visconti [A821, A822 e A823]: A segunda série de estudos de selos postais realizados por Visconti data de 1921 e tinha como tema a comemoração do Centenário da Independência. Esta série apresenta originais soluções gráficas, como às três composições diferentes para o título “1º Centenário da Independência do Brasil” e a interseção de algarismos no espaço reservado aos valores, um experimento tipográfico utilizado anteriormente nos estudos de cartas- bilhete. A série foi projetada em resposta ao concurso proposto pelos correios, mas os selos não foram colocados em circulação. A comparação com os selos emitidos pelos correios na mesma ocasião põe em evidência o contraste entre a qualidade gráfica dos estudos de Visconti e a visão retrógrada que pautava o processo de criação de selos postais no Brasil naquela época.