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A814 - A Mulher Brasileira – Projeto para selo integrante da coleção vencedora do Concurso dos Correios de 1904


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Em 1903 Visconti participa de três concursos de selos abertos pela Diretoria Geral dos Correios e organizados pela Casa da Moeda, num total de dezesseis projetos, sendo doze selos, duas cartas-bilhetes e dois bilhetes postais. O júri, presidido por Luis Betim Paes Lima, Diretor dos Correios, era constituído por literatos, filatelistas e pelo escultor Rodolfo Bernardelli. Dentre vinte concorrentes, Visconti é declarado vencedor dos três concursos, em janeiro de 1904. Entretanto, os projetos de selos postais jamais seriam executados, por ter-se oposto o Ministro de Viação e Obras Públicas, Sr. Lauro Muller, o que causou grande mágoa ao artista. Apontar uma razão para a não feitura dos selos seria mera especulação. A aceitação que tiveram por parte da imprensa especializada na Europa e na América foi comprovada pelo número de vezes que foram publicados. A revista francesa L’Illustration , em 12 de novembro de 1904, reproduziu com elogios todos os projetos. Também o jornal português Mala da Europa estampou os selos em sua edição de 18 de dezembro de 1904. Na América, a Sociedade Filatélica Argentina igualmente reproduziu os selos.
Nossa crítica especializada ficaria decepcionada com o não aproveitamento dos selos de Visconti. Gonzaga Duque escreve na Revista Kosmos: A série magistral de postais do Sr. Eliseu Visconti faria a reputação filatélica de qualquer povo. É, em verdade, uma coleção extraordinária, sem competidora na reputada Europa.”
A Imprensa Nacional, em Catálogo Descritivo publicado em 1904, descreve assim o selo “A Mulher Brasileira”:
Uma cabeça de mulher, tipo brasileiro, trazendo no cabelo, em guiza de ornamento, um medalhão com o Cruzeiro do Sul cercado pelas Estrelas da União e circulado por três ramos de carvalho, café e palma significando, na ordem em que se acham: o Civismo, A Riqueza e a Glória.
Os originais dos projetos de selos apresentados por Visconti para o concurso dos Correios encontram-se desaparecidos, não sendo encontrados nos arquivos da Instituição. A imagem deste selo foi obtida a partir de uma miniatura encontrada nos guardados do artista, hoje pertencente ao acervo do Projeto Eliseu Visconti.


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