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P642 - Dedo de Deus


Assinatura

Procedência

Coleção Afonso d’Angelo Visconti
Coleção Eliseu d’Angelo Visconti Neto
2016 (mar.) – Leiloada pela Century’s Arte e Leilões, Rio de Janeiro

Localização Atual Comentários

A pintura consta da maior lista de obras, manuscrita pelo filho do pintor, Tobias d’Angelo Visconti, como “Paisagem de Teresópolis (Dedo de Deus)”, indicando sua propriedade entre os descendentes de seu irmão Afonso, e a data 1940. No verso, traz uma expertise assinada pelo mesmo Tobias: “Esta paisagem de Teresópolis foi executada por meu pai, o pintor Eliseu Visconti, na virada de 1930. Rio, 21-07-92”. Parece um estudo específico dos picos da Serra dos Órgãos, representados também noutras paisagens [P605; P643], como preparação para a composição do novo painel decorativo para o friso sobre o proscênio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro [P726], que estava sendo reformado em 1934. Bem no alto do imenso paredão que acompanha a planície costeira do Rio de Janeiro – a Serra dos Órgãos, encontra-se o Dedo de Deus, bloco rochoso de 1.692 metros em forma de uma mão fechada com o indicador erguido. O pico Dedo de Deus está representado à esquerda do painel decorativo, que foi finalizado por Visconti em 1936. Aqui, o trecho de serra próximo ao Dedo de Deus é o assunto exclusivo da pintura, cuja cena excluiu as casas que aparecem mais abaixo nas outras duas. O Projeto Eliseu Visconti conferiu a esta obra o Atestado de Autenticidade nº 0480, assinado pelos membros da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti em 22 de novembro de 2016.


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