PR1884C - Prêmio Conselheiro João Alfredo no Liceu de Artes e Ofícios – 1884

  • Tipo de Documento Prêmios
  • Ano 1884
  • Acervo Documento não localizado

A matrícula de Eliseu Visconti no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro foi efetivada em 1882. Tobias d’Angelo, irmão de Eliseu, por conta de sua atuação no jornal que fundara voltado à colônia italiana, La Voce del Popolo, mantinha amizade com o poeta Otaviano Hudson. E o poeta ligaria seu nome às artes plásticas ao encaminhar Eliseu com uma carta de apresentação a Francisco Bethencourt da Silva, fundador do Liceu, Instituição voltada para atender estudantes de classes menos favorecidas. Visconti permanece como aluno da Instituição de 1882 a 1886, período no qual é agraciado com este e diversos outros prêmios.
O Catálogo “Eliseu Visconti e a Arte Decorativa”, da exposição realizada em 1983 no Solar Grandjean de Montigny, na PUC-Rio, organizada por Irma Arestizabal, relaciona este prêmio à página 127.
De acordo com pesquisa de Alba Carneiro Bielinski (professora, pesquisadora e autora da dissertação de mestrado “Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, dos pressupostos aos reflexos de sua criação: de 1856 a 1900”), o Prêmio Conselheiro João Alfredo consistiu em prêmio de animação em estatuária, materializado por um livro ilustrado intitulado “História de um rapazinho”, oferecido pelo Sr. José Gomes de Azevedo e conferido ao aluno mais distinto, Eliseu d’Ângelo Visconti.