DP1914B - Autorização do Comissário de Polícia de Versailles para Visconti circular de bicicleta até Chartres durante a guerra – 1914

  • Tipo de Documento Documentos Pessoais
  • Ano 1914
  • Acervo Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro

Em 1913, Visconti recebe nova encomenda da Prefeitura do Rio, agora para decoração do foyer do Theatro Municipal. Viaja em 3 de junho de volta à Europa com Louise, Yvonne e Tobias, fixando-se inicialmente em Saint Hubert, onde residia a família de Louise. Em Paris, inicia os trabalhos do foyer, num barracão construído em terreno alugado na Rua Didot. Abandonou o atelier de Paris por um período, em 1914, enquanto perdurou a ameaça de invasão alemã da primeira guerra mundial, refugiando-se em Saint Hubert e Le Mans.
Visconti teve a necessidade desta autorização para ir de bicicleta de Paris a Saint Hubert, onde residia a família de Louise, um percurso de 44 km, embora o passe se estendesse até Chartres. Em um dos seus cadernos [CD010] Visconti escreve sobre a dificuldade que teve em obter esta autorização. Segundo seu relato, no trajeto para Les Essarts le Roi (próximo a Saint Hubert) várias vezes teve que apear da bicicleta para exibir o documento.

Fale Conosco