CV2018 - Convite para a reinauguração do busto de Visconti no Theatro Municipal do Rio e para a exposição “Eliseu Visconti e o Theatro Municipal”

  • Tipo de Documento Convites e Catálogos
  • Ano 2018
  • Acervo Projeto Eliseu Visconti

Em 1951, Louise Visconti, viúva de Eliseu Visconti, doou o busto em bronze do artista, executado pelo escultor Zaco Paraná, para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como única condição, a viúva pediu que o busto permanecesse para sempre no Theatro, junto às obras que o artista considerava as mais importantes que realizara. A inauguração do busto no foyer do Theatro foi noticiada nos jornais da época. No entanto, com a transferência do Museu dos Teatros para Botafogo, nos anos 70, o busto foi deslocado para a então nova sede do Museu naquele bairro.

Com a reinauguração em 11 de outubro de 2018, o busto de Visconti voltou para um local privilegiado no Theatro Municipal, próximo às obras que o artista realizou: À frente da sala de espetáculos, onde todas as pinturas são de sua autoria, e voltado para o foyer, cujo painel central no teto é considerado pelos críticos uma obra prima da pintura decorativa no Brasil. Nesse mesmo dia, nos corredores do segundo andar do Theatro, foi aberta a exposição “Eliseu Visconti e o Theatro Municipal”, com curadoria de Fátima Cristina Gonçalves, apresentando os estudos que Visconti realizou para as obras de decoração do Theatro.