CV1911 - Convite para a inauguração da 18ª Exposição Geral de Belas Artes – 1911

  • Tipo de Documento Convites e Catálogos
  • Ano 1911
  • Acervo Projeto Eliseu Visconti

Em 1911 Eliseu Visconti, pela primeira vez, participa de uma comissão organizadora de exposição geral de belas artes. Acompanhado de Araujo Viana e Modesto Brocos, integrou a Comissão Diretora da 18ª Exposição Geral de Belas Artes, realizada no novo edifício da Escola Nacional de Belas Artes.
Visconti também participa do juri de pintura da 18ª EGBA, que julgou os concorrentes ao prêmio de viagem. Eram candidatos ao prêmio os artistas Fedora Monteiro, Eurico Alves, Gaspar Magalhães, Alvaro Teixeira, Bordou e Puga Garcia, tendo este último sido o ganhador do prêmio de viagem.
Como expositor, Visconti apresentou quatro obras: Retrato de Pereira Passos [P257], Retrato de Alberto [P216], Mãe [P155] e Crisálida [P510].
A foto oficial do dia da inauguração foi publicada no jornal O Paiz. Na foto, próximo ao Presidente da República Hermes da Fonseca está Eliseu Visconti segurando a mão de sua filha Yvonne, única representante do sexo feminino em todo o grupo.

Mais informações sobre Visconti e a 18ª EGBA encontram-se na tese de Mirian N. Seraphim – A catalogação das pinturas a óleo de Eliseu d’Angelo Visconti: o estado da questão. Tese (Doutorado) – Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2v., 2010.