CR1941 - Carta de Flexa Ribeiro a Eliseu Visconti convidando-o para retomar as aulas do Curso de Arte Decorativa – 6 de maio de 1941

  • Tipo de Documento Correspondências - Após 1920
  • Ano 1941
  • Acervo Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro

Visconti, em 1934, aceita o convite do Professor José Flexa Ribeiro para lecionar no curso de extensão universitária de artes decorativas, que funcionou junto à Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Adotaria em seus ensinamentos a orientação de Eugène Grasset, cujas normas guardava em seus cadernos de apontamentos. Nas decorações, no entanto, insistia com os alunos para que utilizassem motivos da flora brasileira.
Para Guilherme e Edna Cunha Lima, tem início assim, com Visconti, o ensino de design no Brasil. Visconti organiza o curso adotando um critério que distinguia a parte geométrica da inspiração naturalista e relacionando sempre o aprendizado com a prática. O artista encerra essa atividade em 1936, ao completar 70 anos.
Cinco anos mais tarde, Visconti recusaria novo convite de Flexa Ribeiro para retomar as aulas no curso de artes decorativas. O convite e a recusa fazem parte deste documento, carta recebida por Visconti onde o artista, no próprio papel à direita da carta, rascunhou sua resposta recusando o convite, alegando problemas de saúde.

Fale Conosco