CR1931B - Carta do prefeito Adolpho Bergamini a Eliseu Visconti lamentando não ser possível alterar o desenho das armas do Rio de Janeiro – 13 de agosto de 1931

  • Tipo de Documento Correspondências - Após 1920
  • Ano 1931
  • Acervo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Em 24 de junho de 1931, Visconti recebe carta [CR1931A] do Prefeito do então Distrito Federal, Sr. Adolpho Bergamini que, convencido da necessidade de estilizar as armas municipais, convida o artista para realizar o trabalho, fixando as cores e as dimensões do desenho.
É bastante provável que Visconti tenha executado os estudos [D843][A846] e [A848] para atender a essa encomenda do prefeito.
No entanto, em 13 de agosto do mesmo ano, após receber os trabalhos que Visconti realizou, o Sr. Bergamini, encaminha esta nova carta, lamentando não ser possível alterar o desenho das armas do Rio de Janeiro, pois este já se encontrava visto em todas as escolas e repartições e até eternizados em bronze. Assim, embora diga que se lhe fosse permitida a escolha optaria por adotar os excelentes trabalhos de Visconti, o Sr. Bergamini agradece e revela ser inconveniente a substituição do brasão. A transcrição desta carta foi publicada no Catálogo da exposição “Eliseu Visconti e a Arte Decorativa”, organizada por Irma Arestizabal em 1983.

 

Fale Conosco