CR1931A - Carta do prefeito Adolpho Bergamini a Eliseu Visconti convidando-o a estilizar o desenho das armas municipais – 24 de junho de 1931

  • Tipo de Documento Correspondências - Após 1920
  • Ano 1931
  • Acervo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Em 24 de junho de 1931, Visconti recebe carta do Prefeito do então Distrito Federal, Sr. Adolpho Bergamini que, convencido da necessidade de estilizar as armas municipais, convida o artista para realizar o trabalho, fixando as cores e as dimensões do desenho. A transcrição desta carta foi publicada no Catálogo da exposição “Eliseu Visconti e a Arte Decorativa”, organizada por Irma Arestizabal em 1983.
É bastante provável que Visconti tenha executado os estudos  [D843], [A846] e [A848] para atender a essa encomenda do prefeito.
No entanto, em 13 de agosto do mesmo ano, após receber os trabalhos que Visconti realizou, o Sr. Bergamini, em nova carta [CR1931B], lamenta não ser possível alterar o desenho das armas do Rio de Janeiro, pois este já se encontrava visto em todas as escolas e repartições e até eternizados em bronze. Assim, embora diga que se lhe fosse permitida a escolha optaria por adotar os excelentes trabalhos de Visconti, o Sr. Bergamini agradece e revela ser inconveniente a substituição do brasão.

Fale Conosco