CR1921A - Carta de Marques Júnior a Eliseu Visconti, enviada de Paris – novembro de 1921

  • Tipo de Documento Correspondências - Após 1920
  • Ano 1921
  • Acervo Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro

Pags 2 e 3Augusto José Marques Júnior recebeu o prêmio de viagem ao exterior em 1916, viajando para Paris em 1917. Neste ano Eliseu Visconti também se encontrava em Paris, após concluir as pinturas do teto do foyer do Theatro Municipal. Visconti permaneceria na capital francesa até 1920, quando retorna definitivamente ao Brasil. Durante  esses três anos os dois artistas conviveram na cidade luz. A amizade entre ambos é comprovada nas diversas fotos em que aparecem juntos com a família de Visconti. Marques Júnior já havia sido aluno de Visconti na Escola Nacional de Belas Artes.
Nesta carta Marques Júnior demonstra sua grande ansiedade em rever o Brasil e seu receio de permanecer em Paris após o término da bolsa de estudos. Esta ansiedade pode ter sido agravada em razão do incêndio ocorrido em seu ateliê no ano de 1921, perdendo o artista quase todos os seus trabalhos.  A seguir, a transcrição da carta.

Meu caro Professor e amigo

Saudações

Já há algum tempo não tenho cartas suas. Demora do correio, provavelmente.
Terminando a minha pensão no fim do mês de dezembro e não querendo ficar aqui sem os elementos de subsistência necessários para resistir ao preço elevado da vida aqui, parto para o Brasil no próximo mês de dezembro, pelo navio brasileiro “Poconé” que aí deve chegar dentro do mês de janeiro.
Eu tenho muito medo de Paris – tenho visto muitos exemplos entre compatriotas nossos, que terminadas as subvenções, ficam em Paris na ilusão de vencer: Os resultados são sempre desastrosos. E eu estou contente de ver o meu amado Brasil a quem tudo devo.  E eu já vi bastante Paris…
Conversaremos mais tarde.
Espero carta sua antes de partir e espero também ordens suas para o que precisar.
Recomendações à sua Exma. Família e até breve.
Do discípulo e amigo.
Marques Jr.

Faz frio!!                       ??? Novembro 1921

Fale Conosco