CR1900B - Carta do maestro Alberto Nepomuceno a Eliseu Visconti antecipando visita próxima – 23 de novembro de 1900

  • Tipo de Documento Correspondências - Até 1900
  • Ano 1900
  • Acervo Projeto Eliseu Visconti

Pag. 2
Pag. 2

Eliseu Visconti acabara de chegar de Paris, onde permanecera por oito anos, quando recebe esta carta do Maestro Nepomuceno. Haviam se encontrado em Paris, onde Visconti pintou o retrato do Maestro em 1895 [P229], obra exposta no Salon des Champs-Elysées.
Esta carta revela que Visconti interessou-se em alugar uma casa em Petrópolis para trabalhar. A julgar pela obra Mulher num parque, Petrópolis [P915] e por dois desenhos em um caderno de notas [CD003], datados de abril de 1902, e localizados “Petrópolis”, pode-se concluir que Visconti passou uma temporada trabalhando naquela cidade serrana.
A carta está transcrita a seguir.

Meu caro Visconti

Estou em grande falta para contigo meu velho, mas as ocupações agora em vésperas de viagem têm me posto tonto, junta ainda a isto o fato de eu hoje ter de tocar em um concerto e ter tido ensaios para isto quase todos os dias!
Informei-me sobre casas em Petrópolis. Só mesmo tu indo lá passares uma semana procurando alguma coisa que te sirva. Os proprietários de casas querem alugar só por ano o que não te convém. Convém tomares um hotel barato para no caso de muita chuva em Petrópolis e não poderes ir ao campo trabalhar abandonareis Petrópolis por um outro lugar qualquer onde o tempo esteja mais seguro. Ainda te escreverei para prevenir-te da partida. Provavelmente irei ver-te na próxima segunda-feira. Até lá.
Abraço-te muito afetuosamente.

Teu
Alb. Nepomuceno

23 – nov. 1900 –

147 – rua do Ouvidor
Casa Fertin de Vasconcellos.

Fale Conosco