CR1894B - Carta de Henrique Bernardelli a Eliseu Visconti – 18 de dezembro de 1894

  • Tipo de Documento Correspondências - Até 1900
  • Ano 1894
  • Acervo Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro

Nesta carta Henrique Bernardelli comunica a Visconti que a Escola Nacional de Belas Artes adquiriu o quadro No verão [P312], de Visconti, mas duvida que o então Ministro mande pagar, da mesma forma que não despacha os pensionistas que venceram o premio de viagem. Comenta sobre o início do mandato de Prudente de Moraes como presidente da República, duvidando que seu ministro faça muito pela arte, pois teria um homem de confiança avesso às artes. E se interessa pelo programa de trabalho de Visconti como bolsista.
Ao lado está a página 1 do original de quatro páginas da carta e, abaixo, a íntegra da carta transcrita.

Rio de Janeiro, Rua da Relação 6A
18 de dezembro de 1894
Estimado Visconti
Esta devia ter te ha escripto de Theresopolis, mas aqui ainda estou por mais dois dias, se não me acontecer o mesmo que esta vez, que o carroceiro deixou de vir buscar a minha bagagem as quatro da manhã, hora que sae a barca para Cidade.
São cousas que acontece em terra onde polulão os criticos d’arte, o maior abando e despreso esta nova Athenas tem, pela boa conducção e industria, de arte, aos criticos, de industria, aos cavalheros.
Não te tenho mandado jornaes por pouco os leio e segundo o teo irmão elle me dice que te os manda, assim não duvido que estejas mais ao corrente que eu.
Pelo que se ve ao correr da rua não se pode ter uma ideia exata da atitudem pulitica, o que cim as cousas tem corrido muiticimo melhor que não se esperava, so pois é de desejar que o Prudente se rodeie de gente cençata.
Quanto ao que nos toca, o que diz respeito d’arte, não temos no novo ministro o hommem de uma indiferensa absuluta não é pois com este que podemos esperar alguma cousa.
Neste momento mesmo o ministro tem paralisado efeitos da maior urgencia, como despachar o Baptista com o seo premio de viagem e o Bento Barbosa com o premio do concurso de viagem que foi elle que obteve com vantagem em todas as provas sobre os outros. Fiuza alcansou o segundo lugar. O Bento irá para Roma e deos queira que elle saiba aproveitar.
Não sei se já tive occasião de diser-te que a Escola adquirio o teu quadro No verão, mas assim como o D. ministro não despacha os pensionistas não despacha mandar pagar os quadros adquiridos pela commição para a galleria Nacional, ao que parece elle tem o ministro um homem de confiança que é avesso as bellas artes e a noz sobretudo que é que paralisa tudo, mas essa oposição se em breve não se disipar, provocará muito provavelmente a dimição do nosso director, o que eo desejo ardentemente como a minha propria.
Que estas fasendo? que trabalhos tens em vista? diz-me, e conversa comigo como se conversa com um bom collega e velho amigo, consola-me com tua amisade n’este meo esilio.
Te agradeço muito pelo albom Portifoglio photographico que me mandas é muito bonito e me divirto a pacear por essas terras sobretudo a Italia!! quando ti [?]!
Recebe um bom abraço e mil felicidades para o anno novo 1895 e todos mais
Henrique
O Luiz de Resende deve ter chegado já em Paris elle mora Rue Hanteville N. 4, elle tem consigo uma calça de brim a qual eu desejaria que tu ou nosso Nepo me mandacem faser um ao 8 assim como um lampeão a aseite com o reservatorio de vidro se for possivel achar.

Fale Conosco