CR1887 - Oferecimento de Castagneto a Eliseu Visconti – 1887

  • Tipo de Documento Correspondências - Até 1900
  • Ano 1887
  • Acervo Projeto Eliseu Visconti

João Baptista Castagneto - Uma salva em dia de grande gala na Baía do Rio de Janeiro - OST - 75 x 150 cm - Museu de Arte de São PauloEste documento é uma pequena reprodução da obra “Uma salva em dia de grande gala na Baía do Rio de Janeiro”, que João Baptista Castagneto ofereceu a Eliseu Visconti em 1887, mesmo ano em que pintou a grande tela. Não se sabe a intenção de Castagneto ao ofertar essa minúscula reprodução a Visconti. Talvez estivesse apenas comunicando a conclusão de sua obra, que hoje pertence ao acervo do MASP e mede 75 x 150 cm.
Castagneto foi professor de Desenho Elementar no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro entre 1882 e 1886, exatamente no mesmo período em que Visconti foi aluno do Liceu. Este documento é um indício de que Visconti teria sido aluno de Castagneto, embora isso não conste da biografia oficial de Visconti e necessite de comprovação. Visconti guardou este pequeno documento até o seu falecimento.
Certamente Visconti e Castagneto viriam a se encontrar novamente no episódio do Ateliê Livre, em 1890, quando alunos que se insurgiram contra os métodos de ensino, entre eles Visconti, acompanhados pelos professores com eles afinados, afastam-se da Academia e fundam o Ateliê Livre. Montado inicialmente num barracão construído no Largo de São Francisco, o Ateliê Livre, após dois meses de funcionamento, transferiu-se para um sobrado à Rua do Ouvidor. O curso de pintura do Ateliê, ministrado por Rodolpho Amoedo e pelos irmãos Bernardelli, logo despertou a curiosidade de artistas já formados, dentre os quais João Batista Castagneto, várias vezes visto visitando o antigo sobrado.

Fale Conosco