Em fevereiro de 1906 Visconti vem ao Brasil trazendo alguns esboços e ideias para as decorações do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a fim de submeter à aprovação do Prefeito Pereira Passos sua proposta com os primeiros estudos. Chegando ao Rio e tomando conhecimento dos detalhes da construção e sugestões da comissão construtora, certamente Visconti reelaborou seu projeto, pintando um segundo estudo para o pano de boca efetivamente aprovado, pois corresponde à descrição que acompanhou a proposta que Visconti apresentou em 28 de março. Aprovada em 14 de abril, a proposta mereceu resposta da Prefeitura através desta carta-contrato de sete páginas na qual o Engº Francisco Oliveira Passos comunica a Eliseu Visconti que a Prefeitura do Distrito Federal aceitou a proposta do artista para execução de todas as pinturas da sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No documento, assinado pelo Engº Francisco Oliveira Passos em 23 de abril de 1906, são expostas as cláusulas exigidas pela Prefeitura para execução dos trabalhos.