Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P724 - A Influência das Artes Sobre a Civilização – Primeiro estudo para o pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Assinatura

Procedência

Coleção Otto Sachs

Localização Atual Exposições Individuais Comentários

Estando Visconti em Paris, recebeu uma carta de Francisco Guimarães [CR1905], datada de 16 de junho de 1905, anunciando o pedido do arquiteto construtor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Francisco de Oliveira Passos, para que Visconti levasse ao Rio de Janeiro alguns esboços com ideias para as decorações do referido teatro. No início do ano seguinte, Visconti comunicou por carta ao arquiteto construtor que deixaria Paris no dia 25 de janeiro, devendo chegar ao Rio em 12 ou 13 de fevereiro, levando os esboços dos painéis decorativos da sala de espetáculos, para os submeter à aprovação da Comissão Construtora. O contrato de trabalho [CR1906] para a pintura dessas decorações, assinado por Oliveira Passos (Acervo do Fundo Eliseu Visconti, do MNBA, RJ), indica que Visconti apresentou sua proposta no dia 28 de março de 1906 e que ela foi aprovada pelo prefeito Pereira Passos em 14 de abril.

Esta pintura é certamente um dos estudos trazidos de Paris por Visconti, juntamente com o P723, mas não o que foi entregue com sua proposta de trabalho, pois não corresponde à descrição que a acompanhou, e sim a obra [P705]. A princípio entendida como estudo da parte central do pano de boca, e assim designada na Exposição Retrospectiva de 1949, pelos cantos curvados da margem superior deste estudo, percebe-se que ele representa a largura total do pano, numa ideia preliminar. Chegando ao Rio e tomando conhecimento dos detalhes da construção e sugestões da comissão construtora, certamente Visconti reelaborou seu projeto, pintando um segundo estudo [P705], que foi o efetivamente aprovado. Somente a elaboração deste segundo estudo justifica o tempo transcorrido entre a chegada de Visconti, em meados de fevereiro, e a data da apresentação de sua proposta final em 28 de março. A única imagem conseguida dessa pintura foi a pequena fotografia com etiqueta manuscrita, correspondente à numeração do catálogo de 1949, do álbum do acervo do Projeto Eliseu Visconti.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados