Catálogo Raisonné – Eliseu Visconti

Sobre o Catálogo

O Catálogo Raisonné de Eliseu Visconti tem a base de suas informações proveniente de duas pesquisas que se entrelaçam e se complementam: A pesquisa desenvolvida desde o ano 2000 pela historiadora de arte Mirian Nogueira Seraphim e a pesquisa empreendida a partir de 2003 por Tobias Stourdzé Visconti, quando iniciou as atividades para o Projeto Eliseu Visconti. Durante boa parte de seu desenvolvimento essas pesquisas interagiram intensamente e suas informações foram disponibilizadas para o enriquecimento de ambas as partes.

A pesquisa de Mirian N. Seraphim, consubstanciada em sua dissertação de mestrado e em sua tese de doutorado, abrangeu cerca de 500 pinturas a óleo e de cavalete de Eliseu Visconti. Para a coleta dos dados essenciais e históricos dessas pinturas, em sua grande maioria consideradas autênticas, e para ordená-las cronologicamente, foi realizada pela historiadora intensa pesquisa de documentos e críticas publicadas por ocasião das muitas exposições de que Visconti participou. A tese de doutorado de Mirian N. Seraphim teve como título “A Catalogação das Pinturas a Óleo de Eliseu Visconti – o estado da questão”. O catálogo final resumiu o resultado do cruzamento de uma grande quantidade de informações obtidas de documentos originais, provenientes de diversos arquivos e bibliotecas, e de imagens digitais das pinturas, obtidas de diferentes formas.

Paralelamente, Tobias S. Visconti, além de pesquisar no vasto acervo de documentos da família do artista sobre a totalidade de sua obra, recebeu de inúmeros colecionadores, proprietários e instituições informações sobre a produção de desenhos, pinturas em outras técnicas, projetos de design, cerâmicas e estudos para os painéis decorativos, além de pinturas a óleo descobertas ao longo do desenvolvimento do Projeto. Todas as obras que surgiram foram submetidas à análise da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, constituída em 2008.

Além das duas pesquisas citadas, a realização de exposições sobre a obra do artista, bem como a elaboração de seus respectivos catálogos, foi fundamental para aprofundar o conhecimento sobre a eclética produção de Visconti, possibilitando também a obtenção de imagens de inúmeras obras com resolução adequada ao Catálogo Raisonné.

Conjuntamente, dissertações e teses acadêmicas desenvolvidas por diversos estudiosos e professores permitiram uma visão atual e abrangente sobre a obra do artista, incorporando ao acervo de informações as idéias e as concepções de Visconti extraídas de sua produção pictórica e dos escritos que nos deixou.

O Catálogo Raisonné de Eliseu Visconti, estruturado a partir de 2017 e integrado ao site do artista, é pois resultado da incorporação de enorme acervo de informações, pesquisadas ao longo de mais de duas décadas, ao conjunto de cerca de 1200 obras do artista consideradas autênticas.

Como utilizar o Catálogo Raisonné

A busca por obras no Catálogo Raisonné de Eliseu Visconti pode se constituir  numa tarefa simples, com o único objetivo de serem obtidas informações sobre uma obra específica, da qual se sabe o título ou parte dele. Mas também pode atender a pesquisas mais completas de usuários que desenvolvem trabalhos mais detalhados sobre o artista.

Busca simples

Ao clicar em Pesquisar Obra no menu, o Catálogo apresentará ao usuário a relação de todas as obras de Eliseu Visconti consideradas autênticas até o momento. Sem qualquer outro critério, as cerca de 1200 obras serão apresentadas em ordem cronológica, em mais de 40 páginas, através de pequenas imagens onde estarão identificados o título da obra (posicionando-se o mouse sobre a letra “i”) e o código de registro da obra no Raisonné.
Para buscar no universo de tantas obras, a tela apresentada já estará posicionada para a busca individual de alguma obra. Para isso, o usuário deverá digitar no campo indicado o título da obra, parte do título ou o código de registro no Raisonné e buscar. Por exemplo, o usuário tem conhecimento de que Visconti desenhou um retrato do pintor João Batista Pagani. Mas não sabe o título ou não lembra o nome completo do pintor. Ao digitar apenas “Pagani”, será disponibilizada a imagem da obra em tamanho pequeno, com o seu código de registro e o título da obra. Ao clicar nesta pequena imagem, será disponibilizada ao usuário a ficha da obra, com todas as informações disponíveis sobre a obra, cujo código de registro é D214 e o título “Pintor João Batista Pagani”. Na ficha estará disponível também no seu lado esquerdo superior uma imagem em tamanho maior da obra. Pode-se ainda clicar nesta imagem e obter outra, normalmente com mais resolução, da qual é permitido ao usuário fazer um “download” para utilizar como lhe for conveniente.

Os filtros de busca adotados

Além da busca simples por uma obra específica, o Catálogo Raisonné permite a busca com a utilização de diversos filtros, estabelecidos para se adequarem à evolução da carreira do artista e às características da obra que desenvolveu. São dez filtros independentes, que podem ser acionados isoladamente ou em conjunto, de forma a selecionar a(s) obra(s) que o usuário deseja pesquisar

Como principal filtro, a obra de Visconti é apresentada em cinco grandes Classificações: Pintura a Óleo, Aquarela e Afins, Desenho, Cerâmica e Caderno de Desenho. Os demais filtros permitem ainda a escolha do Tema, do Período em que a obra foi executada, da Localização atual da obra, da Técnica de execução e do Suporte da obra, das Exposições Individuais e das Exposições Coletivas de que a obra participou, do Ano de execução da obra e da localização da Assinatura do artista na obra.

Os temas foram escolhidos observando-se aqueles que foram mais constantes na obra de Visconti. A análise dos temas selecionados mostra que nem sempre foi possível a adoção de um critério lógico e linear. Buscou-se sim selecionar os temas que representem a obra do artista, de forma a facilitar a busca pelo usuário. Assim por exemplo, os temas Retrato, Retrato de família, Autorretrato e Nu estão presentes, enquanto o tema “paisagem” não aparece, pois foi apresentado através dos temas França e arredores, Teresópolis, Rio antigo etc. Outros importantes temas selecionados para a obra de Visconti são os de títulos Painel decorativo, Design e Brasilidade, este último pela importância que o artista conferia ao seu sentimento de brasilidade.

Para a divisão da obra de Visconti em Períodos adotou-se a hipótese estabelecida pela pesquisadora Mirian N. Seraphim, apresentada pela primeira vez no livro oficial do artista em 2012. Os períodos são definidos não mais a partir das técnicas trabalhadas pelo artista, visto que este método se mostrou improdutivo, mas considerando-se fatos importantes ocorridos em sua vida particular e carreira profissional, que, aliás, se mostraram indissociáveis.

O filtro Localização apresenta nos subtítulos todas as instituições e coleções públicas que abrigam obras de Visconti. No subtítulo Coleção Particular estão reunidas as obras sobre as quais estão disponíveis as informações sobre o proprietário ou ao menos existam dados recentes sobre a comercialização da obra. Já as obras sem notícias e em coleções particulares não identificadas estão abrigadas no subtítulo Localização Desconhecida. O nome e os dados sobre os proprietários das obras não estão expostos quando o proprietário solicitou anonimato.

Busca com a utilização dos filtros

Ao se clicar em Filtros de Busca, após acionar Pesquisar Obra no menu do Raisonné, os dez filtros aparecerão na tela com a palavra Todos (as) à frente. Isto significa que os filtros estão desativados. Para ativar um ou mais filtros, deve-se clicar na pequena seta à direita de cada filtro para serem expostos os subtítulos de cada filtro. Apenas um subtítulo poderá ser selecionado para cada filtro. A escolha de quais filtros serão utilizados fica a critério do usuário, que poderá utilizar quantos filtros desejar. O subtítulo escolhido para cada filtro será apresentado na tela. Uma vez selecionado(s) o(s) subtítulo(s) desejado(s), clicar na tarja Filtrar fará com que as obras que atendem aos critérios selecionados apareçam na tela através de suas pequenas imagens e seus códigos. Ao clicar nessas pequenas imagens serão então disponibilizadas as fichas de cada obra.

Caso o acesso ao Catálogo Raisonné tenha sido feito através de aparelho celular, o procedimento terá um passo a mais, devendo o usuário clicar em Concluir após selecionar cada subtítulo. Selecionados os subtítulos desejados, acionar Filtrar. 

O usuário deve ter o cuidado de sempre desativar o(s) filtro(s) quando for realizar nova busca com critérios de seleção diferentes da busca anterior, recolocando na linha o subtítulo com a palavra Todos (as) à frente.

Por exemplo, um usuário deseja saber quais pinturas a óleo de Visconti representando sua família participaram da grande exposição individual do artista em 2011/2012. Selecionando-se o subtítulo Pintura a óleo em Todas as Classificações, o subtítulo Retrato de família em Todos os Temas e o subtítulo 2011/2012 – Exposição “Eliseu Visconti – A modernidade antecipada” em Todas as Exposições Individuais, a filtragem mostrará na tela 23 imagens que atendem a essas três condições. O usuário poderá hipoteticamente avançar na sua pesquisa e querer saber quais obras que, além de atenderem às três condições acima, pertencem ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Deverá então o usuário utilizar o filtro Localização, marcando nele o subtítulo Museu Nacional de Belas Artes. Com isso, os quatro filtros acionados levarão a pesquisa a apenas uma obra (Cura de Sol – P147) que atende às quatro condições.

A ficha da obra

A ficha da obra constitui a unidade básica do Catálogo Raisonné. Proporciona ao usuário todas as informações disponíveis até o momento sobre aquela obra. Assim, além dos dados básicos – técnica, suporte, dimensões, ano de execução, classificação, tema e período – a ficha apresenta informações sobre a assinatura, a procedência da obra, sua localização atual, as exposições individuais e coletivas das quais sabe-se que participou e as publicações nas quais aquela obra foi reproduzida. Para parcela expressiva das obras a ficha apresenta também comentários, onde podem ser encontradas uma breve descrição da obra e informações relevantes sobre a história da obra. Na sua parte inferior a ficha identifica outras obras e documentos que se relacionam com a obra pesquisada. Estas obras e estes documentos relacionados podem ser acessados diretamente da ficha da obra pesquisada.

É importante notar que praticamente todas as informações da ficha da obra são clicáveis. Assim por exemplo, ao se clicar numa exposição individual da qual a obra pesquisada participou, aparecerão todas as obras de Visconti que também participaram daquela exposição. Da mesma forma, ao se clicar no ano de execução da obra, a tela mostrará todas as obras de Visconti executadas naquele ano.

Codificação das obras

As obras foram codificadas segundo critérios internos, de conhecimento desnecessário aos usuários do Catálogo Raisonné. Para estabelecer o código, foram considerados a classificação e o tema da obra, bem como a data de seu registro no Catálogo Raisonné. Embora não obedeçam a critérios rígidos e a uma ordenação pré-definida, os códigos são definitivos e imutáveis para identificação de cada obra. As obras, tanto na apresentação geral quanto na apresentação após alguma filtragem, aparecem sempre na tela em ordem cronológica de execução pelo artista.

Outras buscas

Os quatro títulos seguintes do menu do Catálogo Raisonné, abaixo de Pesquisar Obra, permitem o acesso a todas as exposições individuais de Visconti, às exposições coletivas das quais se tem conhecimento de que obras de Visconti participaram, a todas as coleções públicas que possuem obras de Visconti em seu acervo e aos documentos selecionados para integrarem o Catálogo Raisonné.
Ao clicar nos títulos Exposições Individuais ou Exposições Coletivas, o usuário terá acesso a uma lista das exposições em ordem cronológica. Já o título Coleções Públicas apresenta todos as instituições que permitem o acesso ao público e que abrigam obras de Visconti. Novo clique em qualquer item dessas listas levará às obras que participaram das exposições ou às obras que integram as coleções públicas, sempre apresentadas em ordem cronológica de execução.
O título Publicações não substitui a Bibliografia localizada no menu principal do site, pois refere-se apenas à lista de publicações que apresentam reproduções de obras de Eliseu Visconti. Clicando em qualquer item da lista, o usuário será levado às obras reproduzidas naquela publicação e, se desejar, como sempre, será levado à ficha de cada obra reproduzida.
O título Documentos apresenta subtítulos referentes a Documentos Pessoais, Correspondências, Prêmios e Convites e Catálogos. O clique nesses subtítulos levará às listas dos documentos correspondentes, sempre apresentados em ordem cronológica. Novo clique em qualquer item da lista acessará o documento pesquisado.

Busca geral no site

O usuário do Catálogo Raisonné poderá também se beneficiar da busca geral no site que se encontra na página Home. Nesta busca, qualquer termo digitado será pesquisado em todo o site, incluído o Catálogo Raisonné. Assim, personalidades, títulos de obras, códigos de obras, documentos, catálogos etc. poderão ser encontrados a partir desta busca.

Buscar Obras

Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:


Busca Avançada

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

Fale Conosco