Catálogo Raisonné – Eliseu Visconti

Sobre o Catálogo

O Catálogo Raisonné de Eliseu Visconti tem a base de suas informações proveniente de duas pesquisas que se entrelaçam e se complementam: A pesquisa desenvolvida desde o ano 2000 pela historiadora de arte Mirian Nogueira Seraphim e a pesquisa empreendida a partir de 2003 por Tobias Stourdzé Visconti, quando iniciou as atividades para o Projeto Eliseu Visconti. Durante boa parte de seu desenvolvimento essas pesquisas interagiram intensamente e suas informações foram disponibilizadas para o enriquecimento de ambas as partes.

A pesquisa de Mirian N. Seraphim, consubstanciada em sua dissertação de mestrado e em sua tese de doutorado, abrangeu cerca de 500 pinturas a óleo e de cavalete de Eliseu Visconti. Para a coleta dos dados essenciais e históricos dessas pinturas, em sua grande maioria consideradas autênticas, e para ordená-las cronologicamente, foi realizada pela historiadora intensa pesquisa de documentos e críticas publicadas por ocasião das muitas exposições de que Visconti participou. A tese de doutorado de Mirian N. Seraphim teve como título “A Catalogação das Pinturas a Óleo de Eliseu Visconti – o estado da questão”. O catálogo final resumiu o resultado do cruzamento de uma grande quantidade de informações obtidas de documentos originais, provenientes de diversos arquivos e bibliotecas, e de imagens digitais das pinturas, obtidas de diferentes formas.

Paralelamente, Tobias S. Visconti, além de pesquisar no vasto acervo de documentos da família do artista sobre a totalidade de sua obra, recebeu de inúmeros colecionadores, proprietários e instituições informações sobre a produção de desenhos, pinturas em outras técnicas, projetos de design, cerâmicas e estudos para os painéis decorativos, além de pinturas a óleo descobertas ao longo do desenvolvimento do Projeto. Todas as obras que surgiram foram submetidas à análise da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, constituída em 2008.

Além das duas pesquisas citadas, a realização de exposições sobre a obra do artista, bem como a elaboração de seus respectivos catálogos, foi fundamental para aprofundar o conhecimento sobre a eclética produção de Visconti, possibilitando também a obtenção de imagens de inúmeras obras com resolução adequada ao Catálogo Raisonné.

Conjuntamente, dissertações e teses acadêmicas desenvolvidas por diversos estudiosos e professores permitiram uma visão atual e abrangente sobre a obra do artista, incorporando ao acervo de informações as idéias e as concepções de Visconti extraídas de sua produção pictórica e dos escritos que nos deixou.

O Catálogo Raisonné de Eliseu Visconti, estruturado a partir de 2017 e integrado ao site do artista, é pois resultado da incorporação de enorme acervo de informações, pesquisadas ao longo de mais de duas décadas, ao conjunto de cerca de 1200 obras do artista consideradas autênticas.

Buscar Obras

Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:


Busca Avançada

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.