Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P914 - A leitura


Assinatura

Inscrições

A data "93", ao lado, um pouco abaixo da assinatura.

Procedência

Coleção Dr. Domingos Góes.
2014 (maio) – Leilão James Lisboa, São Paulo.

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Uma jovenzinha de cabelos castanhos, parcialmente cobertos com um véu negro, como em Uma madrilenha [P269], assim como também nesta pintura, apoia sua mão direita no queixo. Diferentemente, porém, seu olhar se dirige abaixo para as páginas de um livro volumoso. Seu marcador de fita vermelha tem contraponto com alguns detalhes de mesma cor na sua roupa escura da menina, que segue a tonalidade da capa do livro. Em forte contrate está o fundo muito claro, onde se pode distinguir uma mesa com toalha, garrafa e flores todas brancas. Com tema que será bastante explorado por Visconti ao longo de toda a sua carreira, essa pintura aparece numa foto do seu atelier de Paris, sobre um cavalete, ao lado do próprio pintor. Anteriormente a ela, Visconti havia pintado um frade lendo [P902], mas, a partir desta menina tão compenetrada, o tema será sempre protagonizado por uma jovem [P116, P139] ou uma mulher [P149; P924], com exceção do retrato de seu filho Tobias, Meditação [P115]. Ela integrou a primeira participação de Visconti num Salon de Paris, em 1894, como La lecture, juntamente com No verão ou Menina com ventarola [P312]. Quando foi exposta na primeira individual de Visconti, em 1901, na Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, foi apontada no catálogo como uma das duas únicas pinturas que já pertenciam a uma coleção particular, dentre as expostas.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados