Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P312 - “No verão” ou “Menina com ventarola”


Assinatura

Inscrições

A data "93", logo abaixo da assinatura.

Procedência

1937 – Transferida da Pinacoteca da ENBA para o recém-criado MNBA.

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Registrada em seu acervo como Menina com ventarola, foi identificada, em 2009, como No verão, a pintura exposta no Salon de Paris, em 1894, como En Été, juntamente com La lecture [P914]; e que recebeu, no mesmo ano, a medalha de 2ª classe [PR1894] na 1ª Exposição Geral de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Essa identificação foi feita a partir da descrição “É uma menina nua, abanando-se com uma ventarola”, de um artigo publicado na Gazeta de Notícias, em 1º de novembro de 1894, referente à pintura de Visconti que havia conquistado a medalha; e do registro no Catálogo Geral das Galerias de Pintura e de Escultura, da ENBA, de 1923, em que a pintura No verão apresenta as dimensões 0,65 x 0,81. Neste catálogo aparece também uma pintura com o título Estudo de nu, medindo 0,58 x 0,80, que pelas dimensões é aquela que representa duas meninas nuas sobre uma cama [P315]. Em algum momento entre 1923 e 1949, essas duas pinturas tiveram seus títulos trocados, pois foram assim expostas na Retrospectiva de 1949. No seu catálogo, sob o nº 21, aparece Estudo de nu (menina com ventarola), de 1893, medindo 0,65 x 0,80. Daí em diante, nos próximos catálogos do MNBA, a pintura foi sempre apresentada com este último título, até que as designações foram invertidas e passou a ser Menina com ventarola: estudo de nu. Pela presença da ventarola de inspiração japonesa, a pintura participou da exposição “Laços do olhar”, em 2008, no Instituto Tomie Ohtake, que mostrou também várias gravuras japonesas que pertenceram a Visconti.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados