Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P140 - Retrato de Louise


Assinatura

Procedência

Coleção Louise Visconti
Coleção Henrique Cavalleiro
Coleção Fundação Yoschpe

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Apesar dos cabelos ainda mais alvos, a expressão parece mais tranquila, que em seus últimos retratos [P023; P107]. Com um fundo de folhagens, como Visconti já havia feito há mais uma década [P110; P114], neste retrato de sua esposa o tom vermelho das flores se destaca no escuro predominante e a luz se concentra no rosto sereno. Talvez pelo forte contraste criado, na exposição Retrospectiva de 1949, foi registrada como Aparição (retrato de D. Louise). No Diário de Noticias de 1° de janeiro de 1950, Herman Lima cita essa pintura como exemplo de retrato familiar que atingiu o mais alto ponto da pintura: “já dos últimos anos da vida do artista, numa harmonia tão fina e esquisita de tons, o roxo desmaiado da blusa anteposto ao verde musgo da paisagem ao fundo, as pequenas manchas de um amarelo quase branco esparsas pelo tecido, uma nesga de azul, como de gase, perdida a um canto da tela, completando, com a doçura do tom mate do belo rosto venerável, aquilo que fêz no seu tempo a glória de Whistler e ainda hoje chamaríamos com propriedade de música das côres, sinfonia policromal a que uma sutil atmosfera de névoa, que parece descida dos céus de Teresópolis, envolve de manso, espiritualizando ao máximo a maravilhosa concepção”.


Obras Relacionadas